Artigos em periódicos

 

2024

A construção de significados em visitas de famílias ao museu: um estudo no Museu da Natureza no Piauí, Brasil

Graziele Scalfi; Juliane Barros da Silva; Juliana Magalhães Araújo; Luisa Massarani; Antero Vinicius Portela Firmino Pinto; Itamar Soares Oliveira

CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (BAURU), v. 30, 2024.

 

Interação, conversas e construção de significado: um estudo sobre famílias em visita à exposição itinerante “Túnel da Ciência Max Planck 3.0”

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Yan Silveira; Alessandra Bizerra

INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 29, n. 2, 2024.

 

Percepções de famílias sobre animais taxidermizados durante visitas virtuais no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Felipe Barbosa Dias; Alice Ribeiro; Juliana Araujo; Jéssica Beck; Graziele Scalfi; Juliane Silva; Luisa Massarani

ALEXANDRIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 17, 2024.

 

Media Representation of Scientists in Jornal Nacional: Reaffirmation of Stereotypes During the First Year of the COVID-19 Pandemic

Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Amanda Medeiros; Camilla Tavares; Charlene Soares; Eleonora Magalhães; Juliana Gagliardi; Lídia Maia; Marina Ramalho; Michelle Carneiro

HEALTH COMMUNICATION, 28 de Outubro de 2024.

 

Conversas em família sobre dinossauros em uma exposição no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Portugal

Luisa Massarani; Cristina Luís; Graziele Scalfi; Jessica Beck Carneiro; Antero Vinicius Portela Firmino Pinto

REVEDUC: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO, v. 18, n. 1, 2024.

 

As vacinas contra a COVID-19 no YouTube: enquadramentos da mídia informativa

Márcia Cristina Rocha Costa; Antonio Brotas; Luisa Massarani

COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE, v. 45, n. 3, 2024.

 

A Influência dos Valores na Percepção da População Brasileira sobre as Mudanças Climáticas

Yurij Castelfranchi; Ione Maria Mendes; Vanessa Fagundes; Luisa Massarani; Ildeu Castro Moreira; Carmelo Polino

MÍDIA & COTIDIANO, v. 18, n. 3, 2024.

 

The COVID-19 vaccine on the short-video platform Kwai: A study of the emotions expressed in Brazilian content

Geilson Fernandes de Oliveira; Luisa Massarani; Marcelo Alves dos Santos Junior; Graziele Scalfi; Thaiane Oliveira

CULTURES OF SCIENCE, 12 de Setembro de 2024.

 

Exposição virtual “Aedes: que mosquito é esse?” como ferramenta na divulgação científica sobre arboviroses

Alice Ribeiro; Juliana Araújo; Jéssica Beck Carneiro; Juliane Barros da Silva; Graziele Scalfi; Luisa Massarani

REVISTA INTERFACES: SAÚDE, HUMANAS E TECNOLOGIA, v. 12, n. 3, 2024.

 

O debate público sobre vacinação infantil contra a Covid-19 no Facebook e Instagram

Lídia Raquel Herculano Maia; Luisa Massarani; Marcelo Alves dos Santos Júnior; Thaiane Oliveira; Francisco Jadson Silva Maia

LIINC EM REVISTA, v. 20, n. 1, 2024.

 

The Covid-19 Vaccine on TikTok: A Study of Emotional Expression in The Brazilian Contexto

Geilson Fernandes de Oliveira; Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Graziele Scalfi; Marcelo Alves dos Santos Junior

EVOLUTIONARY STUDIES IN IMAGINATIVE CULTURE, v. 7.2, 2023.

 

Between Political Strife and National Science: COVID-19 Vaccines on the Main Brazilian TV newscast

Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Amanda Medeiros; Eleonora de Magalhães Carvalho; Juliana Gagliardi de Araújo; Lídia Raquel Herculano Maia; Marina Ramalho; Mauricio Monteiro de Salles; Michelle da Costa Pereira Carneiro

JOURNALISM PRACTICE, 2024.

 

As vacinas no Fantástico e no Domingo Espetacular durante a pandemia de covid-19

Michelle da Costa Pereira Carneiro; Marina Ramalho e Silva; Luisa Medeiros Massarani; 

SAÚDE E SOCIEDADE, v. 33, Issue 2, 2024.

 

Entre continuidades e rupturas: a representação do cientista e da ciência a partir de imagens geradas pelo ChatGPT

Luiz Felipe Fernandes Neves; Amanda Medeiros; Luisa Massarani

COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, 2024.

 

Pesquisa em divulgação científica. Um estudo dos artigos científicos na América Latina

MASSARANI, Luisa ; ALVARO, Marcela ; MAGALHAES, Danilo Castro. ; VALADARES, Penélope

CTS. CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, v. 19, p. 33-57, 2024.

 

As vacinas contra a covid-19 em plataformas de vídeos curtos no Brasil: o caso do Kwai

Ben-Hur Bernard Pereira Costa; Marcelo Alves Santos Júnior; Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Lidia Raquel Herculano Maia

RECIIS – REVISTA ELETRÔNICA DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO & INOVAÇÃO EM SAÚDE, v. 18, n.2, 2024.

 

Family interactions and conversations in the museum: the impacts of the immersive exhibition -Natural Variations: a journey through the landscapes of Portugal- for learning about science and connecting with nature

MASSARANI, Luisa ; DIAS, Felipe ; SCALFI, G. ; LUIS, Cristina

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, p. 115-146, 2024.

 

Comunidades de pertencimento, desinformação e antagonismo: processos interacionais em grupos antivacina no Telegram no Brasil

Lídia Raquel Herculano Maia; Luisa Massarani; Marcelo Alves dos Santos Júnior; Thaiane Oliveira

GALÁxIA – REVISTA INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO E CULTURA, v. 49, n.1, 2024.

 

GlobalSCAPE: successes and failures in connecting with science communicators around the world

Joseph Roche; Mairéad Hurley; Eric A. Jensen; Luisa Massarani; Pedro Russo; Aoife Taylor

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 23, 2024.

 

Social inequality determines science museums attendance in Latin America: a quantitative analysis of data from seven countries

Carmelo Polino; Luisa Massarani; Emily Dawson

MUSEUM MANAGEMENT AND CURATORSHIP, 30 de Maio de 2024.

 

Percepção de risco e engajamento nas redes sociais

Luisa Massarani; Igor Waltz; Amanda Medeiros

REVISTA FAMECOS, v. 31, n. 1, 2024.

 

Olha o leão! Uma análise de conversas familiares em visita à Fundação Zoológico de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Bruna Ibanes Aguiar; Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Antero Vinicius Portela Firmino Pinto

REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA, v. 27, n. 1, 2024.

 

Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: a representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia da Covid-19

Daniel Damasceno; Amanda Medeiros; Michelle Carneiro; Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Marina Ramalho

CONTRACAMPO, v. 43, n. 1, 2024.

 

Desvendando a percepção pública da química: uma análise da literatura acadêmica

Marcela Alvaro; Luisa Massarani

QUÍMICA NOVA, v. 47, n. 8, e-20240046, 1-7, 2024.

 

Conservação dos oceanos e museus de ciência: um estudo de caso sobre as experiências familiares durante visita ao Museu da Vida

Luisa Massarani; Bruna Ibañes Aguiar; Graziele Scalfi; Gabriela Reznik; Rafael Velloso Luz

ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 26, 2024.

 

The experience of families visiting the virtual exhibition -Aedes: which mosquito is this?- at Museu da Vida (RJ)

RIBEIRO, Alice ; CARNEIRO, Jéssica Beck ; ARAUJO, Juliana Magalhães de ; SILVA, JULIANE BARROS DA ; Massarani, Luisa ; SCALFI, GRAZIELE APARECIDA DE MORAES

ANAIS DO MUSEU PAULISTA, v. 32, p. 1-39, 2024.

 

Mapeando a desinformação sobre o meio ambiente na América Latina e no Caribe: uma análise bibliométrica de um campo incipiente de pesquisa

Krystal Urbano; Thaiane Oliveira; Simone Evangelista; Luisa Massarani

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION – JCOM AMÉRICA LATINA, v. 7, 2024.

 

Cem anos do nascimento de Cesar Lattes e a organização da ciência no Brasil

MOREIRA, I. C.; VIDEIRA, A. A. P.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 76, p. 1-6, 2024.

 

A descoberta de uma obra de arte: Cesar Lattes por João Turin

MOREIRA, I. C.; REIS, R.

Boletim Eletrônico da SBQ, v. 1613, p. 1-2, 2024.

 

Os cientistas e o carnaval brasileiro

MOREIRA, I. C.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 75, p. 1-8, 2024.

 

The “invisible light”: Tracing its journey from scientific history to physics teaching

MOREIRA, I. C.; ACIOLY, V.

Momentum: Physics Education Journal, v. 8, p. 329-334, 2024.

 

Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)

TONINI, ADRIANA MARIA ; MALCHER, MARIA ATAIDE ; FERRAZZO, SUÉLLEN TONATTO

CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e4790, 2024.

 

Museu, universidade e escola: tríade para promoção de meninas em STEM

DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS ; LACERDA, M. M. ; PINTO, S. P. ; GARDAIR, T. L. C.

EM QUESTÃO, v. 30, p. e-132879, 2024.

 

Tecendo a rede de capitais cultural e de ciência em museus de ciência no Rio de Janeiro

DAHMOUCHE, M. ; DAMICO, J. S. ; CAZELLI, S. ; MANO, S. ; COSTA, A. F. 

ANAIS DO MUSEU PAULISTA, v. 32, p. 1e16-31e16, 2024.

 

Medioambiente y divulgación de la ciencia

Massarani, Luisa ; NEPOTE, Ana Claudia ; CORTASSA, Carina ; MARANDINO, Martha ; HERRERA, Susana

Journal of Science Communication – América Latina, v. 7, p. E1, 2024.

 

2023

A Feira de Ciências de São Paulo na imprensa brasileira (1960-1976)

Danilo Castro Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, vol. 22 (Contínua), e168.

 

Informal science learning experiences for gender equity, inclusion and belonging in STEM through a feminist intersectional lens

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Angela Calabrese Barton

CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION, 2023.

 

Adolescents’ evaluation of online scientific information in daily life contexts: when sourcing matters

Monica Macedo-Rouet; Guilherme Trópia; Washington Castilhos; Luisa Massarani; Vanessa Brasil; Carla Almeida

INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, PART B, 2023.

 

The COVID-19 vaccine on Facebook: A study of emotions expressed by the Brazilian public

OLIVEIRA, Geilson Fernandes ; MASSARANI, Luisa ; OLIVEIRA, Thaiane Moreira ; SCALFI, G. ; SANTOS JUNIOR, Marcelo Alves 

Comunicar, v. 31, p. 1, 2023. 

 

A vacina no Facebook: temáticas, posicionamentos e atores no início da imunização contra a Covid-19 no Brasil

Charlene Carvalho Soares; Luisa Massarani; Marcelo Alves dos Santos Junior; Thaiane Oliveira; Lídia Raquel Herculano Maia; Geilson Fernandes de Oliveira

REVISTA LUMINA, v. 17, n. 1, 2023.

 

Pesquisa em desinformação e divulgação científica: uma revisão da literatura latino-americana

Kaique Mancoso; Amanda Paes; Thaiane de Oliveira; Luisa Massarani

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION – JCOM AMÉRICA LATINA, v. 6, 2023.

 

Memórias da experiência de visitantes no Museu da Natureza (Piauí): um estudo dois anos após a visita

Juliane Barros da Silva; Luisa Medeiros Massarani

ANAIS DO MUSEU PAULISTA, v. 31, 2023.

 

A usabilidade na visita virtual de famílias ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Juliana Araújo; Jéssica Beck Carneiro; Alice Ribeiro; Juliane Silva; Luisa Massarani; Graziele Scalfi

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO,  v. 16, n. 1, 2023.

 

La vacuna en Instagram: estudio de las emociones expresadas en el contexto brasileño

Geilson Fernandes de Oliveira; Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Graziele Scalfi; Marcelo Alves dos Santos Junior

REVISTA MEDITERRÁNEA DE COMUNICACIÓN,  v. 14, n. 2, 2023.

 

Family visits to a biodiversity exhibit: An analysis of emotional responses during free visits and visits mediated by explainers

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Rosicler Neves; Monica Santos Dahmouche; Luiz Bento

CULTURES OF SCIENCE,  v. 6, Issue 2, 2023.

 

Ciência, gênero e raça nas conversações sobre Estrelas Além do Tempo

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal; Amanda Medeiros 

REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS,  v. 31, Issue 2, 2023.

 

Disinformation about covid-19 in ibero-america: an analysis of fact checkers

Luisa Massarani; Amanda Medeiros; Igor Waltz; Tatiane Leal

TSN – TRANSATLANTIC STUDIES NETWORK, 21 de julho de 2023.

 

Esfera pública digital e atores sociais que pautaram as discussões sobre vacinas no Instagram e Facebook no Brasil durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)

Eleonora de Magalhães Carvalho; Marcelo Alves dos Santos Junior; Vanessa Oliveira Fagundes; Thaiane Moreira de Oliveira; Luisa Massarani

OBSERVATORIO (OBS*), v. 17, n. 3, 2023.

 

As vacinas contra a Covid-19 no TikTok no Brasil

Ben-Hur Bernard Pereira Costa; Lídia Raquel Herculano Maia; Marcelo Alves dos Santos Júnior; Thaiane Oliveira; Luisa Massarani

CUADERNOS.INFO, n. 56, 2023.

 

Bridging citizen science and science communication: insights from a global study of science communicators

Joseph Roche; Eric A. Jensen; Aaron M. Jensen; Laura Bell; Mairéad Hurley; Aoife Taylor; Clara Boissenin; Jon Chase; Stephanos Cherouvis; Kali Dunne; Joanne Kashmina; Luisa Massarani; Joffrey Planchard;  Pedro Russo; Fiona Smyth

FRONTIERS IN ENVIRONMENTAL SCIENCE, v. 11, 2023.

 

Conversas e interações nas visitas de famílias à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Juliana Magalhães de Araújo; Jéssica Beck Carneiro; Alice Ribeiro; Juliane Barros da Silva; Luisa Massarani; Graziele Aparecida de Moraes Scalfi

EM QUESTÃO, v. 29, 2023.

 

Supporting National Science Journalism through International Organization: The Creation of the Ibero-American Association of Science Journalism

Luisa Massarani; Danilo Magalhães

JOURNALISM STUDIES, 2023.

 

Experiencias interactivas y conversacionales de familias visitantes en “Darwin, la exposición,explorando las especies”, en el Museo Trompo Mágico, México

Luisa Massarani; Ana Claudia Nepote; Jessica B. Carneiro; Bruna Ibanes Aguiar; Graziele Scalfi

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE – MANGUINHOS, v. 30, 2023.

 

Representações da ciência e de cientistas no Museu de Ciências da Terra (Rio de Janeiro)

Júlia Botelho Pereira; Paula Silveira Barbosa; Luisa Massarani; Jessica Xavier Valente

MUSEOLOGIA & INTERDISCIPLINARIDADE, v.12, n.24, Jul./Dez. 2023.

 

Emotional responses from families visiting the zoo: a study at Parque das Aves in Foz do Iguaçu

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Adriana Aparecida Andrade Chagas; Alessandra Bizerra

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v.22, Issue 05, 2023.

 

A conversação pública acerca da vacina e da vacinação contra covid-19 no Twitter: um estudo infodemiológico

Arthur da Silva Lopes; Antonio Marcos Pereira Brotas; Luisa Massarani

INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, v.46, 2023.

 

The distribution of science communication teaching around the globe

Luisa Massarani; Heather Bray; Marina Joubert; Andy Ridgway; Joseph Roche; Fiona Smyth; Elizabeth Stevenson; Frans Van Dam; Willian Vieira de Abreu

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v.22, Issue 06, 2023.

 

Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Waneicy Gonçalves; Juliana Magalhães de Araújo; Alice Ribeiro; Juliane Barros

ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v.8, n.3, 2023.

 

Emoções em visitas familiares ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi

Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Graziele Scalfi; Waneicy Gonçalves; Tatiana Venancio

REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO, v.16, 2023.

 

A decolonial look at the past, present and future based on the rescue of memories of visitors to the National History Museum (Rio de Janeiro, Brazil)

SILVA, JULIANE ; MASSARANI, Luisa ; ARAUJO, JULIANA ; RIBEIRO, Alice 

Arte Individuo Y Sociedad, v. Avance en línea, p. 1-23, 2023.

 

Ciência, cinema e ficção científica: discussões sobre a série Orphan Black

Luisa Massarani; Amanda Rezende Lopes

REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v.10, n.1, 2023.

 

“Qual é a necessidade de desconstruir o mérito de uma cientista?”: percepções sobre mulheres na ciência em redes sociais

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz

REVISTA CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO, v. 18, n. 31, 2023.

 

Between trust and mistrust: Source evaluation behaviours of Brazilian and French adolescents searching for scientific information on the Web

Washington Castilhos; Monica Macedo-Rouet; Luisa Massarani; Carla Da Silva Almeida

JOURNAL OF INFORMATION SCIENCE, 18 de Dezembro de 2023.

 

Oppenheimer no Brasil em 1953 e 1961: a ciência, o ensino e as armas atômicas

MOREIRA, I. C.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 75, p. 1-6, 2023.

 

Memórias dos visitantes do Museu Nacional: lembranças que não se apagam

COSTA, A. F. ; DAHMOUCHE, MONICA SANTOS ; DAMICO, J. S. ; MANO, S. ; CAZELLI, S.

ANAIS DO MUSEU PAULISTA, v. 31, p. 1-43, 2023.

 

Agora são elas

DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS ; CAZELLI, SIBELE ; GRUZMAN, CARLA ; STUDART, DENISE ; GUIMARÃES, VANESSA FERNANDES

EM QUESTÃO, v. 29, p. 125255, 2023. 

 

Jogos de tabuleiro de Ciência: O que dizem os idealizadores?

LYRA, S. ; DAHMOUCHE, M. ; ABREU, F. A.

ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1-27, 2023.

 

Science communication in higher education: global perspectives on the teaching of science communication (editorial)

ROCHE, Joseph ; LAND-ZANDSTRA, Anne ; LEWENSTEIN, Bruce ; MASSARANI, Luisa 

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 22, p. E, 2023.

 

Do engajamento à desmobilização

MEDEIROS, Amanda ; WALTZ, Igor ; MASSARANI, Luisa 

E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 26, p. 1-24, 2023.

 

Ciência, gênero e autorrepresentação: estudo da hashtag #mulheresnaciencia no Instagram

LOPES, Amanda Rezende ; LEAL, Tatiane ; MASSARANI, Luisa

Revista De Estudios Sociales De La Ciencia Y La Tecnología, v. 28, p. 67, 2023.

 

Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina

MASSARANI, Luisa ; DE OLIVEIRA, THAIANE

Journal of Science Communication – América Latina, v. 6, p. E, 2023.

 

A contestação às vacinas contra Covid-19 em grupos do Telegram no Brasil

MAIA, Lídia Raquel Herculano ; OLIVEIRA, Thaiane Moreira ; MASSARANI, Luisa ; SANTOS JUNIOR, Marcelo Alves 

InTexto, v. 55, p. e-127361, 2023.

 

2022

Conversations About Evolution During Family Visits to an Exhibition About Darwin in a Mexican Museum: An Analysis of Scientific Reasoning

Luisa Massarani; Ana Claudia Nepote; Jessica Beck; Graziele Scalfi

INTERDISCIPLINARY JOURNAL OF ENVIRONMENTAL AND SCIENCE EDUCATION, vol. 18, no. 2, 2022, e2267.

 

When does credibility matter? The assessment of information sources in teenagers navigation regimes

Carla Almeida; Mônica Macedo-Rouet; Vanessa Brasil de Carvalho; Washington Castilhos; Marina Ramalho; Luís Amorim; Luisa Massarani

JOURNAL OF LIBRARIANSHIP AND INFORMATION SCIENCE, 17 de Janeiro de 2022.

 

A study of the interactions and conversations of families visiting the museum of microbiology of the Butantan institute, São Paulo, Brazil

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Martha Marandino; Waneicy Gonçalves; Jessica Norberto Rocha 

JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, 16 de Fevereiro de 2022.

 

Analysing family conversations and interactions during visits to Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) from children’s perspective

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Juliana Magalhães de Araújo

THE JOURNAL OF THE LEISURE STUDIES ASSOCIATION, 23 de Fevereiro de 2022.

 

Experiências de aprendizagem em visita familiar à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional

Luisa Massarani; Julia Botelho Pereira; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Juliana Magalhães de Araújo; Jessica Norberto Rocha

REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v.24, n.1, 2022.

 

La figura del mediador en la relación entre el museo y el público: estudio de caso del MIDE de México

Patricia Castellanos-Pineda; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Marcela Alvaro; Jessica Norberto Rocha; Silvia Singer-Sochet; Emilio Sánchez

REVISTA ARTE, INDIVIDUO Y SOCIEDAD, v.34, n.2, 2022.

 

Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças

Ana Luiza Cerqueira das Neves; Bárbara de Almeida Perão; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

REVISTA CPC, v.16, n.31, 2021.

 

Reporting COVID-19 preprints: fast science in newspapers in the United States, the United Kingdom and Brazil

MASSARANI, Luisa ; NEVES, Luiz Felipe Fernandes

Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 957-968, 2022.

 

O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Luisa Massarani; Shawn Rowe; Graziele Scalfi; Waneicy Gonçalves; Carla Maria da Silva; Priscila Coelho; Jessica Norberto Rocha

CTS: REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, vol.17, n. 49, Março de 2022.

 

Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural

Tainá Boa Nova Ribeiro Silva; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Medeiros Massarani

ANIMUS: REVISTA INTERAMERICANA DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA, vol. 21, n. 45, Março de 2022.

 

Olimpíadas científicas: análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015)

Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Mariana Vieira da Rocha

CBEF: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, vol. 39, n. 1, Abril de 2022.

 

What Do Families Visiting the Zoo Talk About? A Case Study in the Parque das Aves, Brazil

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Marcelo Kei Sato; Juliana Magalhães de Araujo; Alessandra Bizerra

JOURNAL OF INTERPRETATION RESEARCH, 8 de Abril de 2022.

 

Museus de ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil

Alice Ribeiro; Luisa Massarani; Douglas Falcão

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – REVISTA ELETRÔNICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – UNIRIO, vol.15, n.1, 2022.

 

Mediadores em museus de ciência: um estudo sobre profissionais que atuam no Brasil

Luisa Massarani; Marcela Alvaro; Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Waneicy da Silva Gonçalves

ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, vol. 7, n.1, 2022.

 

30 years of PUS: Reflections from Latin America on the academic field of science communication

Luisa Massarani

SAGE JOURNALS – PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, vol. 31, Issue 3, 2022.

 

Divulgação científica itinerante e os editais de popularização da ciência: análise de projetos submetidos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2003-2015)

Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Carolina Chaves Peçanha

IENCI – INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, vol. 27, n.1, 2022.

 

The Role of Mediators in Science Museums: An Analysis of Conversations and Interactions of Brazilian Families in Free and Mediated Visits to an Interactive Exhibition on Biodiversity

Luisa Massarani; Rosicler Neves; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Carla Almeida; Luis Amorim; Marina Ramalho; Luiz Bento; Monica Santos Dahmouche; Renata Fontanetto; Shawn Rowe 

IJRES – INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH IN EDUCATION AND SCIENCE, vol.8, n.2, 2022.

 

The past, present and future of genomics and bioinformatics: A survey of Brazilian scientists

Mariana Rocha; Luisa Massarani; Sandro José de Souza; Ana Tereza R. de Vasconcelos

GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, vol. 45, Issue 2, 2022.

 

Percepções da teoria da evolução e seleção natural em comentários no Youtube

Higor Tomaz Teixeira de Castro; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, vol. 9, n. 3, 2022.

 

Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM

Gabriela Reznik; Luisa Massarani

CP-CADERNOS DE PESQUISA, v.52, e09179, 2022.

 

Engajamento em foco: uma análise do conteúdo conversacional de famílias em visita ao Aquário Jacques Huber (Belém)

Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Bruna Ibanes Aguiar; Graziele Scalfi; Yan Silveira; Rodolfo Zampieri Bezzon

AMAZÔNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, v.18, n.40, 2022.

 

A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica

Gabriel Augusto Faria; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira 

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v.15, n.1, Junho de 2022.

 

Posicionar a divulgação científica em prol da equidade de gênero

Gabriela Reznik; Luisa Massarani

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, v.17, n.50, Junho de 2022.

 

A vacina em dois jornais brasileiros antes e durante a covid-19

Luiz Felipe Fernandes Neves; Luisa Massarani

REVISTA MATRIZes, v.16, n.2, 2022.

 

A atuação de José Reis (1907-2002) no Brasil: ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional

Luisa Massarani; Danilo Magalhães

REVISTA CIÊNCIA & CULTURA, 2022.

Emotion in Informal Learning as Mediated Action: Cultural, Interpersonal and Personal Lenses

Shawn Rowe; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Rafael Luz

IJSES – INTERNATIONAL JOURNAL OF STUDIES IN EDUCATION AND SCIENCE, v.4, n.1, 2023.

 

Is there room for science at aquariums? An analysis of family conversations and interactions during visits to AquaRio, Rio de Janeiro, Brazil

Luisa Massarani; Bruna Ibanes Aguiar; Juliana Magalhães de Araújo; Graziele Scalfi; Rafael Kauano; Alessandra Bizerra

WILEY – SCIENCE EDUCATION, 2022.

 

Negacionismo Científico: Un Análisis del Twitter de Jair Bolsonaro en Marzo y Noviembre de 2020

Amanda Paes; Vanessa Brasil; Luisa Massarani

REVISTA RAZÓN Y PALABRA, v.26, n.114, 2022.

 

Science communication activities at research institutes in Brazil: Recent expansion on the way to professionalization

Luisa Massarani; Carla M. da Silva; Luis Amorim; Dirlene M. S. Maria

ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, 94(4), 2022.

 

Acessibilidade e museus de ciências: visitação de jovens surdos a três museus do Rio de Janeiro

Marcelle Pita de Sousa do Carmo; Luisa Massarani

ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (BELO HORIZONTE), v. 24, 2022.

 

Emoções e Museus de Ciência: Um Estudo com Visitas de Famílias ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, São Paulo

Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Martha Marandino

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 22, 2022.

 

Politics, economy and society in the coverage of COVID-19 by elite newspapers in US, UK, China and Brasil: a text mining approach

Luiz Felipe Fernandes Neves; Luisa Massarani

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 21, Issue 07, 2022.

 

Memórias das feiras de ciências: entrevistas com participantes das feiras estudantis de ciências das décadas de 1960 e 1970 em São Paulo

Danilo Castro Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

REVISTA LES – LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 26, n.51, 2022.

 

Mediação em centros e museus de ciência no México: um estudo sobre os atores sociais que atuam com os visitantes

Luisa Massarani; Marcela Vitor Alvaro; Alba Patricia Macías-Nestor; Elaine Reynoso-Haynes; María del Carmen Sánchez-Mora; Jessica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu; Patricia Catellanos Pineda

REVISTA EM QUESTÃO, v. 29, 2022.

 

Vacinas e redes sociais: o debate em torno das vacinas no Instagram e Facebook durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)

Eleonora de Magalhães Carvalho; Marcelo Alves dos Santos Junior; Luiz Felipe Fernandes Neves; Thaiane Moreira de Oliveira; Luisa Massarani; Marilia Sá Carvalho  

CSP – CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 38, 2022.

 

Veio para ficar? O uso das mídias sociais por centros e museus de ciências brasileiros diante da pandemia de COVID-19

Alice Ribeiro; Luisa Massarani; Douglas Falcão 

REVISTA CIÊNCIAS & IDEIAS, v.13, n.3, 2022.

 

Adolescentes no Espacio Ciencia (Uruguai): um estudo sobre as experiências de aprendizagem

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Beck Carneiro; Fiorella Silveira; Martha Elena Cambre Hernández

REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS – EDUCAÇÃO, v.10, n.3, 2022.

 

Ciência e tecnologia: percepções de jovens da cidade do Rio de Janeiro

Ione Maria Mendes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi

REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS, v.9, n.2, 2022.

 

O cientista-administrador: a atuação de José Reis na administração pública durante a década de 1940 segundo a imprensa

Danilo Magalhães; Luisa Massarani

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO, v.490, 2022.

 

Representações da ciência e do cientista: uma análise da exposição Quando nem tudo era gelo: novas descoberta no continente antártico, do Museu Nacional/UFRJ 

Júlia Botelho Pereira; Luisa Massarani

REVISTA CPC, v.17, n.34, 2022.

 

Controvérsia científica no jornalismo

Vanessa Brasil de Carvalho; Marina Ramalho; Marcela Vitor Alvaro

E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 25, p. 1-20, 2022.

 

200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: atores e instituições, percalços e avanços

MOREIRA, I. C.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 74, p. 1-1, 2022.

 

Shellard, a SBPC e a divulgação científica

DE CASTRO MOREIRA, ILDEU

CIÊNCIA E SOCIEDADE, v. 9, p. 26-29, 2022.

 

A viagem de Fermi ao Brasil em 1934 e suas entrevistas e conferências

MOREIRA, I. C.

Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 44, p. e20220204, 2022.

 

Histórias da ciência no Brasil: a Rádio Sociedade do RJ

MOREIRA, I. C.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 74, p. 1-6, 2022.

 

Itinerário da viagem de D. Pedro a Minas Gerais, duzentos anos atrás

MOREIRA, I. C.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 74, p. 1-35, 2022.

 

Knowledge on stage: public roles of scientists in times of communicative abundance

FABRINO, R. ; CASTELFRANCHI, Yurij

JAVNOST-THE PUBLIC, v. 29, p. 147-164, 2022.

 

Museus de ciência e seus visitantes no início do século XXI: estudo longitudinal da visitação espontânea de cinco instituições da cidade do Rio de Janeiro

MANO, S. ; CAZELLI, S. ; DAHMOUCHE, M. S. ; COSTA, A. F. ; DAMICO, J. S.

ANAIS DO MUSEU PAULISTA, v. 30, p. 1-48, 2022. 

 

MUSEU CIÊNCIA E VIDA E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS DURANTE A PANDEMIA

DAHMOUCHE, MONICA SANTOS ; PINTO, S. P.

Revista Docência e Cibercultura, v. 6, p. 77-92, 2022.

 

A GESTÃO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE? ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO CECIERJ

DAHMOUCHE, MONICA SANTOS ; BERNSTEIN, M. A. F. O. ; FERNANDES, M. C. ; SANTOS, B. F. O.

CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO FLUMINENSE, v. 22, p. 11-39, 2022.

 

Exposições sobre Mulheres na Ciência: divulgação científica e inclusão social de gênero

DAHMOUCHE, MONICA SANTOS ; PINTO, S. P. ; SILVA, C. S. ; JORDAO, T.

Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 15, p. 237-253, 2022.

 

Ciência e Arte: diálogos em divulgação científica e ensino de ciências

LOPES, T. ; ROCHA, J. N. ; DAHMOUCHE, M. S. ; PINTO, S. ; SILVA, R. C.

REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 1, 2022. 

 

CONHECER PARA CONTAR: O PÚBLICO DE MUSEUS DE CIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO

CAZELLI, S. ; DAHMOUCHE, MONICA SANTOS ; MANO, S. ; COSTA, A. ; GOMES, I. ; DAMICO, J. S.

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 15, p. 379-408, 2022.

 

Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade: Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Contextos Informais de Envolvimento do Público

COSTA E SILVA, ELSA ; ENTRADAS, MARTA ; MASSARANI, Luisa

REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 9, p. 7-12, 2022.

 

Da interação ao engajamento: um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição -Explora – no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa

MASSARANI, Luisa ; SCALFI, G. ; ROCHA, J. N. ; ARAUJO, Juliana Magalhães de ; LUCAS, Sofia

REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, v. 35, p. 167-189, 2022.

 

Research in science communication in Latin America: mind the gap

MASSARANI, Luisa ; OLIVEIRA, Thaiane Moreira

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 21, p. C08, 2022.

 

Adolescentes, Controvérsias Sociocientíficas e Experiências Museais: a Mediação para Catalisar Diálogos sobre Ciência e Religião

ROCHA, J. N. ; MASSARANI, Luisa ; CASTELFRANCCHI, Yurij 

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, p. e29497, 2022.

 

2021

1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes

Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 30(2), p. 229-234, 2021.

 

A ciência e o/a cientista nas séries: um estudo sobre a percepção de espectadores brasileiros

Priscila Coelho; Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu

REVISTA CIÊNCIA EM TELA, v. 13, 2021.

 

A experiência interativa de famílias em um museu de ciências: um estudo do Museu de Ciência e Tecnologia em Porto Alegre

Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Norberto Rocha; Rafael Velloso Luz; Martha Marandino

REVISTA INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (IENCI) , v. 26, n.1, 2021.

 

A máscara salva: representações sociais da pandemia de COVID-19 por meio dos desenhos de crianças cariocas

Marcela Álvaro; Carolina Folino; Luisa Massarani; Catarina Chagas

SAUDE SOC. 30 (4) 2021.

 

A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970.

Danilo Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

EDUCAÇÃO EM FOCO, 24(43), 5-31, 2021.

 

A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral

Carolina Folino; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Catarina Chagas

CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 37, n.4, 2021.

 

A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento

Luís Amorim; Luisa Massarani; Thierry Baccino

 JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (01), A02.

 

A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE – SÃO BERNARDO DO CAMPO, v. 43, n.2, 2021.

 

A vacina em pauta: a produção de sentidos na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Michelle Modesto; Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA CONTRACAMPO, v. 40, n.1, 2021.

 

Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros 

Jessica Norberto Rocha; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 9, n. 1, 2021.

 

Communicating the “Race” for the COVID-19 Vaccine: An Exploratory Study in Newspapers in the United States, the United Kingdom, and Brazil

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. COMMUN. 6:643895. 30 de Abril de 2021.

 

Confiança, atitudes e informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras

Luisa Massarani; Ione Maria Mendes; Vanessa Fagundes; Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi; Bertha Maakaroun

CIÊNCIA. SAÚDE COLETIVA, 26 (08), Agosto de 2021

 

Families visit the museum: A study on family interactions and conversations at the Museum of the Universe -Rio de Janeiro (Brazil)

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Graziele Scalfi; Yan Gomes; Wailã De Souza Cruz; Leandro Lage Santos Guedes; Luiz Felipe Fernandes Neves

FRONT. EDUC. 6:669467. 14 de Maio de 2021.

 

Infodemia, desinformação e vacinas: a circulação de conteúdos em redes sociais antes e depois da COVID-19

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Amanda Medeiros

LIINC EM REVISTA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e5689, maio 2021.

 

Jornalismo científico na América Latina: registro histórico do Primeiro Seminário Interamericano realizado na região em 1962

Luisa Massarani

INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, vol. 40 no. 1, jan./abr. 2021

 

Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência

Vanessa Oliveira Fagundes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Maria Mendes; Vanessa Brasil de Carvalho; Maria Ataide Malcher; Fernanda Chocron Mirand; Suzana Cunha Lopes

BOL. MUS. PARA. EMÍLIO GOELDI. CIENC. HUM., Belém, v. 16, n. 1, e20200027, 2021

 

Narrativas sobre vacinação em tempos de fake news: uma análise de conteúdo em redes sociais

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal; Michelle Modesto

SAÚDE E SOCIEDADE 30 (2) 02 Jun 2021 

 

“Pare de tocar seu rosto!” as mudanças na percepção de espectadores do filme Contágio com a pandemia de COVID-19

Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves; Penélope Andreani Valadares

GALÁXIA v. 46 n. 46, 2021

 

Science in society: what young Brazilians think about S&T

Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Mendes; Vanessa O. Fagundes; Ildeu Moreira

AN. ACAD. BRAS. CIÊNC. 93 (4), 2021

 

Superaventuras e a representação da ciência: um olhar histórico para produções cinematográficas sobre O Incrível Hulk nas décadas de 1970 e 2000

Fernando Alves da Silva Filho; Luisa Massarani; Erik Stengler

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE – MANGUINHOS 28 (4), 2021

 

Uma análise dos artigos acadêmicos latino-americanos sobre divulgação científica e controvérsias

Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Marina Ramalho e Silva; Penélope Andreani Valadares; Martha Marandino

 JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (02), A01.

 

Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México

Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Alanna Dahan Martins; Alba Patricia Macías-Nestor

ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL, 29, 1-34.

 

Vacinas contra a COVID-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo

Luisa Massarani; Antonio Brotas; Márcia Cristina Rocha Costa; Luiz Felipe Fernandes Neves

REVISTA FRONTEIRAS – ESTUDOS MIDIÁTICOS 23(2):29-43 maio/agosto 2021

 

What Do Adolescents Talk about When They Visit an Aquarium? A Case Study at the Marine Aquarium of Rio De Janeiro

Priscila Campos dos Santos Coelho; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

VISITOR STUDIES, 2021

 

O Teatro como estratégia de engajamento de jovens no enfrentamento da Aids

Carla Almeida; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Marina Ramalho; Luis Amorim; C. H. Folino

INTERFACE (BOTUCATU. ONLINE), v. 25, p. 1-17, 2021.

 

Pílula do câncer na TV brasileira: a cobertura de programas televisivos sobre uma controvérsia científica

Marina Ramalho; Marcela Vitor Alvaro; Vanessa Brasil de Carvalho

INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, v. 44, p. 35-52, 2021.

 

Publicidade e Propaganda: história, conceitos e trajetória de ensino

GUEDES, Suelen Miyuki Alves ; MALCHER, MARIA ATAIDE

RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e196101522636-14, 2021.

 

A importância da pesquisa em rede e das políticas públicas para a transformação de realidades: desafios e vivências no âmbito de um PROCAD

MALCHER, Maria Ataide ; MIRANDA, F. C. ; RAIOL, W. ; FLORÊNCIO, Felipe Jailson S. O. ; LOPES, S. C.

RBPG – REVISTA BRASILEIRA DA PÓS-GRADUAÇÃO, v. 17, p. 1, 2021.

 

Oficina Minha Horta PET, Minha Vida: relato de uma experiência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz

MENEZES, D. T. S. ; CASTRO, H. T. T. ; WILKER, P. ; SILVA, R. D. ; BARROS, H. ; BEVILAQUA, D. V. ; DAHMOUCHE, M. S.

INTERFACES – REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 9, p. 50-67, 2021.

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM MUSEUS DE CIÊNCIA: PERFIL E OPINIÃO DOS VISITANTES ESPONTÂNEOS

COSTA, A. F. ; CASTRO, A. R. S. F. ; STUDART, D. C. ; DAHMOUCHE, M. S. ; CRUZ, W. S.

INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 9, p. 55-72, 2021.

 

Análise de dois perfis do Twitter durante a pandemia de COVID-19: A Divulgação científica nos primeiros três meses

PAES, Amanda Toledo do Prado ; MASSARANI, Luisa ; BRASIL, Vanessa

Revista do Edicc, v. 7, p. 50, 2021.

 

Familias y museos de ciencia: un análisis de la visita a una exhibición para el público infantil de Espacio Ciencia, Uruguay

CARNEIRO, Jéssica Beck ; MASSARANI, Luisa ; ROCHA, J. N. ; SILVEIRA, Fiorella ; CAMBRE, Martha 

ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 6, p. 1-24, 2021.

 

Inovação, possibilidades e limitações no uso de rastreador ocular na pesquisa em divulgação da ciência: um estudo sobre a importância da fonte de informação em textos sobre saúde

AMORIM, Luis Henrique ; MASSARANI, Luisa ; BACCINO, Thierry 

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, p. 914-937, 2021.
 

Enquadramentos e desinformação sobre vacina contra COVID-19 no Youtube: embaralhamentos entre ciência e negacionismo

BROTAS, ANTONIO ; ROCHA COSTA, MARCIA CRISTINA ; MASSARANI, Luisa  

MÍDIA E COTIDIANO, v. 15, p. 73-100, 2021.
 

Perceptions of the impact of the COVID-19 pandemic on the work of science journalists: global perspectives

MASSARANI, Luisa ; ENTRADAS, M. ; NEVES, Luiz Felipe Fernandes ; LOUGHEED, Tim ; Bauer, Martin W 

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 20, p. A06, 2021.

 

Análise dos artigos acadêmicos sobre divulgação científica na Colômbia

MASSARANI, Luisa ; SILVA, C. M. ; ROCHA, M. 

RAZÓN Y PALABRA, v. 24, p. 258-273, 2021.
 

Excesso e velocidade da informação: Impactos da pandemia de COVID-19 no trabalho de jornalistas brasileiros

MASSARANI, Luisa ; NEVES, Luiz Felipe Fernandes ; SILVA, C. M. 

E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. ec.242, p. (Ahead of print), 2021.
 

Jovens adultos e museus de ciência: Um estudo sobre a experiência de uma visita à exposição -Gondwana: a Terra em movimento – do Museu da Geodiversidade da UFRJ

FERREIRA, Luiz Felipe Lima ; MASSARANI, Luisa ; ROCHA, J. N.

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, p. 76-93, 2021.
 

El movimiento antivacunas en Brasil y Francia: un análisis de los comentarios en las páginas de Facebook

Brasil, Vanessa ; MASSARANI, Luisa ; MACEDO, Monica

RAZÓN Y PALABRA, v. 110, p. 497-513, 2021.
 

Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre os profissionais que atuam na América Latina

MASSARANI, Luisa ; ALVARO, Marcela ; NORBERTO, Jessica ; ABREU, Willian Vieira de ; SILVEIRA, Fiorella ; FALLA, S. ; CASTELLANOS, Patricia ; MACIAS-NESTOR, Alba Patricia 

MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 14, p. 446-466, 2021.
 

A Divulgação Científica Protagonizada por Cientistas e a Legitimação da Ciência Brasileira: A revista Ciência e Cultura (1949 – 1964) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

FARIA, Gabriel ; MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu 

Revista IHGB, v. 485, p. 309-342, 2021.
 

Discurso antivacina no YouTube: a mediação de influenciadores

BROTAS, A. ; COSTA, Márcia Cristina Rocha ; ORTIZ, Junia ; SANTOS, Caio Costa ; MASSARANI, Luisa

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, p. 72-91, 2021.
 

Jovens e feiras de ciência: um estudo sobre a visita de adolescentes à feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro

NORBERTO, Jessica ; VELLOSO, Rafael ; MASSARANI, Luisa ; MAGALHAES, Danilo Castro

ALEXANDRIA (UFSC), v. 14, p. 299-321, 2021.
 

ECA 30 Anos e o direito das crianças e adolescentes aos museus, espaços científico-culturais e a divulgação científica

ROCHA, J. N. ; SCALFI, G. ; MASSARANI, Luisa 

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, v. 12, p. 115-137, 2021.
 

Uma exposição sobre a física dos esportes pelo olhar de adolescentes: um estudo de caso no Museu Ciência e Vida

ROCHA, J. N. ; CUNHA, Eliza. ; MASSARANI, Luisa ; COELHO, Priscilla ; DAMOUCHE, M. 

CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 38, p. 216-241, 2021.
 

2020

A narrativa de viagem de Henry Walter Bates: edições, traduções e adaptações de “The naturalist on the River Amazons”

Anderson Pereira Antunes; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO, v. 483, p. 103-134, 2020.

 

A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo

Luisa Massarani; Márcia Cristina Rocha Costa, Antonio Marcos Pereira Brotas

REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, n.35, 2020.

 

Investigating accessibility in Latin American science museums and centers

ROCHA, J. N. ; MASSARANI, Luisa ; ABREU, William ; INACIO, Luiz Gustavo Barcellos ; MOLENZANI, Aline Oliveira 

ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 92, p. 2-16, 2020.

 

Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira

Vanessa Brasil; Luisa Massarani

Revista FAMECOS, v. 27, p. e34458, 2020

 

Adolescentes presentes: una experiencia en el Centro Cultural de la Ciencia en Argentina.

Alanna Dahan Martins; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Guadalupe Diaz Costanzo.

REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 15, p. 50-59, 2020

 

Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter

Júnia Ortiz; Antonio Brotas; Luisa Massarani

CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACIÓN, 1(145), p. 49-66, 2020

 

Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol

HISTÓRIA, CIÊNCIA, SAÚDE – MANGUINHOS v. 27, n. 4, p. 1187-1206, 2020

 

COVID-19 in Brazil: an analysis about the consumption of information on social networks

Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal

JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION v. 19, n. 7, 2020

 

Medio Ambiente y Comunicación: una mirada de la producción científica en América Latina

Ana Claudia Nepote;  Luisa Massarani; Mariana Rocha

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 484-501, 2020

 

O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento

Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz

Cadernos de Saúde Pública, n.36, p. 2:e00148319, 2020

 

O olhar dos adolescentes em uma visita ao Museo Interactivo de Economía (MIDE), México

Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha;  Lara Mucci Poenaru; Marina Bravo; Silvia Singer; Emilio Sanchez 

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, 2020

 

Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility?

ENTRADAS, M. ; Bauer, Martin W ; OMUIRCHEARTAIGH, Colm ; OKAMURA, Asako ; MARCINKOWSKI, Frank ; PELLEGRINI, Giuseppe ; BESLEY, John ; MASSARANI, Luisa ; RUSSO, Pedro ; DUDO, Anthony ; SARACINO, Barbara ; SILVA, C. M.; KANO, Kei ; AMORIM, Luis ; BUCCHI, Massimiano ; SUERDEM, Ahmet ; OYAMA, Tatsuo ; YUH YUH LI, 

PLoS One, v. 15, p. e0235191, 2020.

 

Global citizen deliberation on genome editing

DRYZEK, JOHN S. ; NICOL, DIANNE ; NIEMEYER, SIMON; PEMBERTON, SONYA ; CURATO, NICOLE ; BÄCHTIGER, ANDRÉ ; BATTERHAM, PHILIP ; BEDSTED, BJØRN ; BURALL, SIMON ; BURGESS, MICHAEL ; BURGIO, GAETAN ;  CASTELFRANCHI, Yurij ; CHNEIWEISS, HERVÉ ; CHURCH, GEORGE ; CROSSLEY, MERLIN ; DE VRIES, JANTINA ; FAROOQUE, MAHMUD ; HAMMOND, MARIT ; HE, BAOGANG ; MENDONÇA, RICARDO

SCIENCE, v. 369, p. 1435-1437, 2020.

 

Zika e microcefalia no Facebook da Fiocruz: a busca pelo diálogo com a população e a ação contra os boatos sobre a epidemia

BARRETO, P. S. ; AMORIM, L. ; GARCIA, M. ; ALMEIDA, C.

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 18-33, 2020.

 

O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES

DAHMOUCHE, M. S ; CAZELLI, S. ; PIRES, A. M. G.

ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 1-22, 2020.

 

Museus de Ciência – Espaços de Formação para Licenciandos

PINTO, S. P. ; DAHMOUCHE, M. S.

EAD EM FOCO, v. 10, p. 1-13, 2020.

 

Museus de ciência e a mediação entre ciência e sociedade

Luisa Massarani

Journal of Science Communication América Latina, v. 3, p. E1, 2020.

 

COVID-19 and science communication: a JCOM special issue

MASSARANI, Luisa ; MURPHY, Padraig ; LAMBERT, Rod

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 5, p. 1, 2020.

 

Uma análise dos artigos acadêmicos de divulgação científica na Argentina

MASSARANI, Luisa ; SILVA, C. M. ; ROCHA, M. ; CORTASSA, Carina

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, p. 61-81, 2020.

 

2019

50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil

Danilo Castro Magralhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha

Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, p. 197-214, 2019.

 

A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no Museu da Vida

Luisa Massarani; Gabriela Reznik; Jessica Norberto Rocha; Sigrid Falla; Shawn Rowe; Alanna Dahan Martins; Luís Henrique Amorim.

Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.

 

A visão de divulgação científica de José Reis

Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.

CIÊNCIA E CULTURA, 2019.

 

Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 instituições brasileiras

William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani

Journal of Science Communication América Latina, v. 02, p. A04, 2019.

 

Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka

Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Jessica Norberto Rocha; Shawn Rowe; Sigrid Falla.

International Journal of Science Education, 2019.

 

Apoio a projetos de divulgação científica: Análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz

Luisa Massarani; William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha;

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 392-410, 2019

 

Análise do processo de alfabetização científica em crianças em espaços de educação não formal e divulgação da ciência

Graziele Scalfi; Amanda Cristina Teagno Lopes Marques; Cynthia Iszlaji; Barbara Milan; Jessica Norberto Rocha; Martha Marandino

ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 386-410, 2019.

 

Children’s protagonism in a science exhibition: an exploratory study of an exhibition in Rio de Janeiro (Brazil)

Luisa Massarani; Catarina Chagas; Luana Rocha, Shawn Rowe; Renata Fontanetto

Research in Science Education, v. 43, p. 1-18, 2019.

 

Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil

Vanessa Brasil; Monica Macedo; Luisa Massarani

EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. e213888, 2019

 

Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil

Vanessa Brasil; Luisa Massarani

CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 140, p. 297-314, 2019.

 

Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico

Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Anna Elisa Pedreira

CADERNOS PAGU, p. e195615, 2019

 

Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida

Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.

Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, 2019.

 

Gender and science in animation: analysis of the Anima Mundi Festival films

Gabriela Reznik; Luisa Massarani;

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. A8, 2019

 

Greater dialogue with society is a matter of survival for Brazilian science

Luisa Massarani; Cristina Araripe

Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 1-3, 2019.

 

How does the image of the scientist appear in short animation films?

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira

HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 26, p. .753-777, 2019

 

La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y empiria: el caso de CICyT Abremate (Argentina)

Luisa Massarani; Maria Eugenia Fazio, Jessica Norberto Rocha

Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 467-484, 2019

 

“Não estou aqui para discutir aspectos religiosos”: a defesa do criacionismo com argumentos tecnocientíficos

Brunah Schall; Victor Fernandes; Yurij Castelfranchi

RELIGIÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 197-220, 2019.

 

O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira

Ildeu de Castro Moreira

CIÊNCIA E CULTURA, v. 71, p. 32-38, 2019.

 

O eclipse solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil

Ildeu de Castro Moreira

Gazeta de Física, v. 42, p. 32-35, 2019.

 

Percepción pública de la ciencia en Iberoamérica. Evidencias y desafíos de la agenda de corto plazo. 

Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 14, p. 113-134, 2019.

 

Practical Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)

Anderson Antunes; Luisa, Massarani; Ildeu Moreira de Castro

Historia Critica, v. 73, p. 137-160, 2019.

 

Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America

Ma. de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.

ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, 2019.

 

Quantum of Light

Ildeu de Castro Moreira

Physics World, v. 32, p. 25-25, 2019.

 

Telling stories in science communication: case studies of scholar-practitioner collaboration

RIEDLINGER, Michell ; MASSARANI, Luisa ; JOURBERT, M. ; BARAM-TSABARI, Ayelet ; ENTRADAS, M. ; METCALFE, Jenni

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. N01, 2019.

 

Apresentação

TOLMASQUIM, ALFREDO; MOREIRA, ILDEU DE CASTRO

CIÊNCIA E CULTURA, v. 71, p. 14-15, 2019.

 

Afinidade, afetividade, organização: processos de mobilização de black blocs

FERNANDES, VICTOR ; CASTELFRANCHI, Yurij

CIÊNCIAS SOCIAIS UNISINOS, v. 55, p. 12-23, 2019.

 

Tipos de igrejas midiáticas: proposta de classificação a partir de programas telerreligiosos

RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira ; MALCHER, Maria Ataide

QUESTÕES TRANSVERSAIS – REVISTA DE EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO, v. 7, p. 60-68, 2019.

 

Arte, educação científica e política

LOPES, T. ; DAHMOUCHE, M. S.

CONHECER – DEBATE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, v. 9, p. 141-164, 2019.

 

Teatro, ciência e divulgação científica para uma educação sensível e plural

LOPES, THELMA ; DAHMOUCHE, MONICA SANTOS

Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, p. 306-325, 2019.

 

2018

‘A maior das dores’: a gestão do luto de mães no espaço público

Aline Ferreira de Faria; Kátia Lerner.

LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 2, p. 118-135, 2018.

 

A ciência na TV brasileira: reflexões sobre a programação de Globo e Record

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.

ComCiência (UNICAMP), v. 197, p. 4, 2018.

 

A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana

Helenadja Santos Mota; Nelio Bizzo; Yzila Liziane Farias Maia de Araújo.

REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 488-500, 2018.

 

As Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII

Simone Santana R. Elias; Décio Ruivo Martins; Ildeu de Castro Moreira.

Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, p. 15-36, 2018.

 

Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI

Roseline Beatriz Strieder; Graciella Watanabe.

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 819-849, 2018. 

 

Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências

Paulo Sérgio Garcia, Xavier Fazio, Debra Panizzon, Nelio Bizzo.

ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 1, p. 1-34, 2018.

 

Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira

Luisa Massarani; Mariana Rocha.

INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 41, p. 46-66, 2018.

 

Ciência e teatro como objeto de pesquisa

Carla Almeida; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Maíra Freire; Luís Amorim; Marina Ramalho.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 35-40, 2018.

 

Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus

Carla da Silva Almeida; Maíra Freire; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Marina Ramalho; Monica Dahmouche.

Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 375-393, 2018.

 

Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta

Maria Ataide; Weverton Raiol.

COMUNICAÇÃO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 156-181, 2018.

 

Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros

Graciela Oliveira; Nélio Bizzo.

Revista de Educação Pública, v. 28, p. 195-217, 2018.

 

Como caminha o financiamento à ciência no Brasil: o que nos espera em 2018?

Ildeu de Castro Moreira.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 4-5, 2018.

 

Dificuldades no ensino de evolução devido à influência da teleologia

Marcela D’Ambrosio; Nelio Bizzo; Fernando Santiago dos Santos.

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA, v. 13, p. 191-206, 2018.

 

Dimensões da democratização da ciência-tecnologia no âmbito da educação CTS

Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.

Revista Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.

 

Duas faces do mesmo Sistema? Um estudo dos sentidos do SUS no jornal Diário do Nordeste

Clarice Castro Cavalcanti; Kátia Lerner.

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, v. 20, p. 25-34, 2018. 

 

Educação CTS e a não neutralidade da Ciência-Tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética

Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 98-123, 2018.

 

Enseñanza y Divulgación de la Ciencia en la Integración Universidad-Escuela: una experiencia en Brasil

Cássio C. Laranjeiras; Sebastião I. C. Portela; Luiz A. Ribeiro.

REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 2201-1-2201-10, 2018.

 

Estado del arte de la divulgación de la ciencia en América Latina

Luisa Massarani.

JCOM America Latina, v. 1, p. 1-20, 2018.

 

Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: a classification proposal

Carla Almeida; Luisa Massarani.

PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 27, p. 952-966, 2018.

 

Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões

Martha Marandino; Jessica Norberto Rocha; Tania Maria Cerati; Graziele Scalfi; Denise de Oliveira; Marcia Fernandes Lourenço.

Journal of Science Communication América Latina, v. 01, p. 1-24, 2018.

 

Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil

Ildeu de Castro Moreira.

Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e4203-7, 2018.

 

Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial

Natália Martins Flores, Maria Ivete Trevisan Fossá

InTexto, p. 232, 2018.

 

Percepções de alguns professores da educação básica sobre evolução biológica e cultura

Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo.

REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 27, p. 213-230, 2018.

 

Percepções dos cientistas brasileiros sobre a cobertura de ciência pela mídia e sua relação com os jornalistas: Um estudo qualitativo

Mariana Rocha; Luisa Massarani; Hans Peter Peters.

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, 2018.

 

Reflexões sobre o uso de material para educação entre pares no Programa Saúde na Escola

Luciana Sepúlveda Koptcke; Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão; Fernando Gomes da Rocha; Izabela Caixeta; Carla Dalbosco.

Comunicação em Ciência da Saúde, v. 28, p. 178-187, 2018.

 

Rethinking Social Amplification of Risk: Social Media and Zika in Three Languages

Christopher D. Wirz; Michael A. Xenos; Dominique Brossard; Dietram Scheufele; Jennifer H. Chung; Luisa Massarani.

Risk Analysis, v. 38, p. 2599-2624, 2018.

 

SBPC 70 anos

Carlos Vogt; Ildeu de Castro Moreira; Vanderlan Bolzani.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 26-27, 2018.

 

Science on YouTube: Legitimation Strategies of Brazilian Science YouTubers

Natália Martins Flores; Priscila Muniz de Medeiros.

REVUE FRANÇAISE DES SCIENCES DE L’INFORMATION ET DE LA COMMUNICATION, v. 15, p. 1-30, 2018.

 

Sobre ausências e silenciamentos: uma análise dos sentidos do Sistema Único de Saúde no Caderno Vida, do Diário do Nordeste

Clarice Castro Cavalcanti.; Kátia Lerner.

MÍDIA E COTIDIANO, v. 12, p. 152-172-172, 2018.

 

The multiples roles of exhibits learning impact assessment in a science centre

Paulo Henrique Nico Monteiro; Chantal Barriault, Nelio Bizzo.

Educere et Educare, v. 13, n. 30, 2018.

 

Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente

Sibele Cazelli; Douglas Falcão; Maria Esther Valente.

CADERNO VIRTUAL DE TURISMO (UFRJ), v. 18, p. 66-88, 2018.

 

A Ciência luso-brasileira na Europa Iluminista do século XVIII

ELIAS, S. S. R. ; MARTINS, D. R.; MOREIRA, I. C.

REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 160-184, 2018.

 

Branching out: new JCOM América Latina for dynamic science communication community

Weitkamp, E. ; MASSARANI, Luisa

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 17, p. 1, 2018

 

2017

“Minha história de superação”: sofrimento, testemunho e práticas terapêuticas em narrativas de câncer

Kátia Lerner; Paulo Vaz.

Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 153-163, 2017.

 

A análise de textos auxiliada pelo computador: um laboratório a céu aberto para as ciências sociais

Yuri Castelfranchi.

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 1-11, 2017.

 

A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar histórico

Marcelo Lima Loreto; Luisa Massarani; Ildeu Moreira.

Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 10, p. 106-124, 2017. 

 

A ciência e a era atômica nos textos de José Reis

Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.

REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 12, p. 91-108, 2017.

 

A ciência na TV aberta: uma exploração da programação de emissoras de Belém-PA

Maria Ataide Malcher; Weverton Raiol; Suzana Cunha Lopes; Jane Aparecida Marques; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.

E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-20, 2017. 

 

A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas

Marina Ramalho; Tania Arboleda; Daniel Hermelin; Gabriela Reznik; Luisa Massarani.

História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 24, p. 223-242, 2017.

 

A historical kaleidoscope of Public Communication of Science and Technology

Luisa Massarani; Ildeu Moreira; Bruce Lewenstein.

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 3, p. 1, 2017.

 

Acessibilidade nos Museus e Centros de Ciências da cidade de São Paulo

Aline Oliveira Molenzani; Jéssica Norberto Rocha.

Revista do Edicc, v. 3, p. 3-14, 2017.

 

Ciência e TV: estudo sobre a programação da Rede Record

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Maria Ataide Malcher.

ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 07, 2017.

 

Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Maria Ataide Malcher; Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi.

ESTUDOS FEMINISTAS, v. 25, p. 829-855, 2017.

 

CONSUMO INFORMATIVO SOBRE CIENCIA Y TECNOLOGÍA. VALIDEZ Y RELEVANCIA DEL ÍNDICE ICIC PARA LA MEDICIÓN DE LA PERCEPCIÓN PÚBLICA

Carmelo Polino; Juri Castelfranchi.

El Estado de la Ciência, v. 1, p. 65-78, 2017.

 

Creative Research Communication ― Theory and Practice

Luisa Massarani.

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 01, 2017.

 

Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros

Roseline Beatriz Strieder; Maria Regina Dubeux Kawamura.

ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 27-56, 2017.

 

Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência

Natália Martins Flores; Maria Ivete Fossá.

ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 16, p. 95-113, 2017.

 

Evolução Humana e Religião: Opiniões de Jovens Brasileiros e Italianos

Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo; Giuseppe Pellegrini.

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 135-156, 2017.

 

Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil

Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.

Intercom (São Paulo. Impresso), v. 40, p. 213-232, 2017.

 

José Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)

Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.

COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 185-208, 2017.

 

Las escalas local y global en el ámbito de la educación CTS de Brasil y España

Roseline Beatriz Strieder; Beatriz Bravo Torija; Maria José Gil Quílez.

Enseñanza de las Ciências, v. extra, p. 4831-4837, 2017.

 

Mobile science museums and centres and their history in the public communication of science

Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.

JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 2-24, 2017.

 

Museus e centros de ciências ameaçados no país

Jéssica Norberto Rocha.

CIÊNCIA E CULTURA, v. 69, p. 14-15, 2017.

 

Museus e Centros de Ciências itinerantes: possibilidades e desafios da divulgação científica

Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.

Revista do Edicc, v. 3, p. 49-58, 2017.

 

O “pão que o diabo amassou” é a melhor dieta: internautas e telespectadores de programa de TV compartilham relatos de humilhação, sofrimento e superação na conquista de emagrecimento e autoestima

Tania Regina Neves da Silva; Kátia Lerner.

REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 99-118, 2017.

 

O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC

Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.

Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 337-362, 2017.

 

Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio

Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.

Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 22, p. 45-55, 2017.

 

Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz

Bárbara Ávila Maia; Luisa Massarani.

RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 11, p. 2, 2017.

 

Práticas reflexivas em blogs escritos por cientistas

Natália Martins Flores.

MATRIZES (ONLINE), v. 11, p. 197-219, 2017.

 

Quero ser cientista? Aspirações profissionais de jovens brasileiros

Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.

REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 8, p. 46-62, 2017.

 

Sentidos de saúde, cuidado e risco para adolescentes residentes na favela da Maré, no Rio de Janeiro, Brasil

Márcia Rodrigues Lisboa; Kátia Lerner.

Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 893-906, 2017.

 

Seres vivos ou elementos não-vivos? Concepções de alunos do Ensino Fundamental, antes e após intervenção didática

Celso Nobuo Kawano Junior; Ana Maria Santos Gouw; Nélio Bizzo.

CIÊNCIA EM TELA, v. 10(2), p. 1-15, 2017.

 

Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores

Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.

REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 40, p. 83-96, 2017.

 

Não à criação de uma Universidade no Brasil: análise de um documento do século XVII

ELIAS, S. S. R.; MARTINS, D. R.; MOREIRA, I. C.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 10, p. 201-210, 2017.

 

La maternità nelle comunità online. Nuove pratiche di appropriazione e nuove forme di cittadinanza tecnoscientifica

ANNOVI, G. ; CASTELFRANCHI, Yurij; SAVIANE, C. ; BELLIO, E. ; FONTANOT, D. ; BUCCOLIERO, L. ; PITRELLI, N.;  SCANNAPIECO, G.

Problemi dell´informazione, v. 3, p. 459-486, 2017.

 

Publicidad y cuestiones morales: provocaciones con jóvenes en el sur de Brasil

TOALDO, Mariângela Machado ; MALCHER, Maria Ataide

REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI, p. 201, 2017.

 

MACHO NA RODA: enfrentamento à violência contra a mulher por meio do ciberfeminismo em Belém-PA

SOARES, Isabella Régis Moraes Ferreira ; MALCHER, Maria Ataíde

REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 357, 2017.