A experiência de visitação de grupos familiares à exposição virtual Biodiversidade: conhecer para preservar, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, é tema de novo artigo da revista Em Questão.
Os autores convidaram dez famílias a realizarem a visita virtual e registrarem suas interações e conversas por meio do programa Flashback Recorder. As visitas foram codificadas e analisadas com uso do software Dedoose. Após a visita, os grupos passavam por uma entrevista semiestruturada, que também foi codificada e analisada.
Os resultados da pesquisa indicam o destaque das conversas sobre ciências durante as interações entre adultos e crianças. Evidenciam também a importância dos elementos textuais enquanto recursos para os quais os visitantes recorrem para embasar e aprofundar o conhecimento científico sobre os objetos museais, sendo também estímulos para as conversas de temáticas científicas. Além disso, notou-se que o interesse e o conhecimento prévios, mesmo quando não são explicitados durante a visita, estimulam a sua realização, a leitura dos conteúdos textuais e o engajamento com os objetos.
Leia o artigo aqui.