Mapeamento dos perfis de crença climática no Brasil: uma análise de clusters de polarização e desconfiança

Os perfis de crença climática no Brasil são tema de novo artigo publicado no periódico Journal of Environmental Psychology.

Os autores tiveram como objetivo identificar e comparar perfis de crença climática entre adultos brasileiros com base em características sociodemográficas e suscetibilidade à desinformação. Para isso, foi realizada uma análise de cluster em dados de uma amostra nacionalmente diversificada.

Foram descobertos dois perfis distintos de crença climática. Um grupo refletia alta aceitação da ciência climática, enquanto o outro era caracterizado por ceticismo, pensamento conspiratório e desconfiança institucional. Os resultados indicam que o ceticismo climático está menos relacionado ao analfabetismo científico e mais profundamente enraizado em visões de mundo ideológicas. Variáveis como escolaridade e religiosidade desempenharam um papel secundário, enquanto idade, etnia, estado civil, região geográfica e situação profissional não diferenciaram significativamente os perfis.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Andreas Weith

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados