As oportunidades advindas do encontro entre a ciência cidadã e a divulgação científica são tema de novo artigo publicado no periódico Frontiers in Environmental Science.
Os autores compartilharam uma survey entre divulgadores científicos do mundo todo, convidando-os a responderem. Os convites foram enviados em novembro de 2021 e a survey foi encerrada no final de 2022 com mais de 900 respondentes.
Os resultados mostraram que a identificação como cientistas cidadãos foi encontrada entre 11,2% dos entrevistados, indicando que existe uma sobreposição entre os campos da divulgação científica e da ciência cidadã. A análise correlacional revelou que estes indivíduos têm grande probabilidade de se envolverem em outras funções, particularmente como voluntários na divulgação científica, professores ou educadores científicos, artistas científicos, pesquisadores em divulgação científica e cientistas. Embora estas correlações sejam estatisticamente significativas, elas explicam apenas uma porcentagem relativamente pequena da variância total, o que implica que as identidades e os papéis no campo da divulgação científica são multifacetados e diversos.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Mount Rainier NPS