Disponível o resumo executivo da survey “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”, realizada pelo INCT-CPCT
A possibilidade de abalo da confiança da sociedade brasileira na ciência no contexto pandêmico é objeto de análise da pesquisa “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”. O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), com apoio do Conselho Nacional
Globalizando o jornalismo científico: das primeiras associações à Federação Mundial
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Danilo Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que explora a evolução das associações internacionais de jornalismo científico, destacando figuras-chave, marcos e desafios, ao mesmo tempo em que enfatiza o papel das associações globais na formação do campo. Confira aqui o vídeo. Acesse aqui o
Famílias em escape rooms educativos: Análise das conversas e interações no “Modo Escape: só a ciência pode te salvar”, do Espacio Ciencia, Uruguai
As conversas e interações ocorridas entre grupos familiares que participaram do “Modo Escape: só a ciência pode te salvar”, o escape room educativo localizado no centro interativo Espacio Ciencia (Montevidéu, Uruguai), são tema de artigo publicado no periódico JCOM AL – Journal of Science Communication América Latina. A atividade envolve desafios e enigmas que precisam
História e tradição institucional em exposição no Museu de Zoologia da USP
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Marcus Soares, coordenador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus Nepam (Museu da Vida/Fiocruz), apresenta artigo em que é analisado o processo de produção do discurso expositivo com foco na diversidade biológica da exposição “Biodiversidade: conhecer para preservar”,
Globalizando o jornalismo científico: das primeiras associações à Federação Mundial
A evolução das associações internacionais de jornalismo científico é tema de novo artigo publicado no periódico Cultures of Science. Os autores exploraram o processo de evolução das primeiras associações internacionais de jornalismo científico até a conquista da Federação Mundial de Jornalistas Científicos, em 2002, criada com o propósito de unir associações globais e organizar conferências
As vacinas no Brasil da pandemia: um estudo de percepção pública
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Vanessa Fagundes, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que são investigadas as percepções e atitudes dos brasileiros em relação às vacinas. Confira aqui o vídeo. Acesse aqui o artigo.
Chamada aberta para publicação no Dossiê Temático “Meninas e Mulheres na Ciência” da “Revista Educação Pública” – Fundação CECIERJ
Está aberto o prazo de submissão para compor o dossiê temático “Meninas e Mulheres na Ciência”, a ser publicado na seção “Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, da revista Educação Pública, da Fundação Cecierj. Os interessados têm até o dia 20 de julho para enviar os artigos em: educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica. O dossiê “Meninas e Mulheres na
JCOM América Latina: pesquisa em divulgação científica
Convidamos você a enviar um artigo para a JCOM América Latina, uma revista de acesso aberto diamante (sem custos para publicação ou leitura de artigos) e com revisão por pares (peer-review) sobre estudos de divulgação científica realizados na América Latina e/ou por latino-americanos. A revista abrange uma ampla gama de temas relacionados à comunicação científica
Jorge Flores: em busca de uma ciência para todos
Está no ar o novo vídeo da série “Personagens da Divulgação Científica”. Conheça um pouco da história de Jorge Flores, cientista pioneiro da divulgação científica em seu país de origem, o México. Confira aqui o vídeo.
Vacinas no Youtube no Brasil: um estudo exploratório utilizando Processamento de Linguagem Natural
Vídeos relacionados a vacinas postados no YouTube são tema de novo artigo publicado no periódico Brazilian Journalism Research. Os autores analisaram 19.031 vídeos relacionados a vacinas postados no YouTube no Brasil durante os dois primeiros anos da pandemia de covid-19. A análises foram realizadas utilizando Processamento de Linguagem Natural para examinar a frequência dos vídeos,
“Trabalho de plataforma” e divulgadores de ciência
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Verônica Soares da Costa, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), apresenta artigo em que explora a divulgação científica na internet como um trabalho de plataforma, destacando atravessamentos algorítmicos e políticas