As dinâmicas de produção e circulação de desinformação climática em vídeos do YouTube no Brasil são tema de novo artigo publicado na revista ÁMBITOS – Revista Internacional de Comunicación.
Os autores analisaram vídeos publicados durante o ano de 2023. Para isso, consideraram tanto as particularidades do Youtube quanto as especificidades do contexto brasileiro. Os procedimentos metodológicos envolveram a coleta de dados no YouTube Brasil a partir dos descritores “mudanças climáticas” e “aquecimento global”, seguida de uma análise para a identificação de conteúdos desinformativos, chegando a um corpus de 34 vídeos. Foi utilizada análise de conteúdo e temática, a partir de uma abordagem quali-quantitativa, em que foram explorados temas, tipos de desinformação, atores sociais, presença/ausência de argumentos científicos, finalidade, além de cruzamentos entre essas categorias.
Os resultados mostraram que, na plataforma YouTube no Brasil, naquele ano predominou um negacionismo climático a partir de um discurso com características informativas. Não obstante, a religiosidade/espiritualidade também surgiu como um tema relevante, a partir de fanatismos e do apelo a um discurso emocional e catastrófico por parte de líderes religiosos/espirituais.
Leia o artigo aqui.
