Não podemos morrer! Emoções de famílias em um jogo de escape room no Espacio Ciencia (Montevidéu, Uruguai)

A maneira pela qual as emoções contribuem com as experiências significativas e de aprendizagem em um jogo de escape room é tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad.

Os autores analisaram as conversas e interações de oito famílias (totalizando 37 indivíduos entre os quais 17 eram crianças) durante a participação em um jogo de escape room do Espacio Ciencia (Montevidéu, Uruguai). Os dados foram coletados com auxílio de câmera subjetiva e analisados no software Dedoose para a codificação das emoções.

Os resultados mostraram que o jogo estudado despertou emoções positivas e negativas com alto grau de ativação, sendo as mais frequentes: diversão, excitação, surpresa, satisfação, estresse e frustração, sugerindo que o jogo de escape foi percebido como divertido e prazeroso.

Em conjunto, essas emoções estimularam e desafiaram as famílias, que utilizaram sua intuição, criatividade e conhecimentos para cumprir as tarefas do jogo de escape.

Os mediadores, por sua vez, ao fornecerem explicações, contribuíram com a compreensão de conceitos científicos e na resolução dos desafios do jogo.

De acordo com os autores, os resultados mostram que as emoções estavam associadas ao interesse e à participação ativa das famílias.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Mapa de Modo Escape: Solo la ciencia podrá salvarte

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