As interações e conversas de famílias em visita à exposição “Ciencia del amor y del perdón”, do museu Maloka, em Bogotá, Colômbia, são tema de novo artigo publicado na Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.
Os autores analisaram as interações e conversas de dez famílias em visita à exposição.
A exposição apresenta emoções sob perspectivas neurocientíficas e das ciências humanas e explora ferramentas da psicologia para o perdão, em um contexto de “pós-conflito”, após assinatura de acordo de paz entre o governo e o maior grupo guerrilheiro colombiano.
Os dados, coletados em dezembro de 2022, por meio de gravações das visitas em câmera GoPro acoplada ao tórax de uma criança de cada grupo, foram analisados com uso do software Dedoose.
Os resultados indicaram que a mediação dos adultos e a proposta expográfica possibilitaram a interatividade física e mental. As visitas se constituíram como um momento de lazer, interação e aprendizado em família, sendo marcadas por interações frequentes e longas entre os grupos familiares e os(as) educadores(as) da exposição e, principalmente, dos membros da família entre si. Isso demonstra a importância do papel dos adultos para a fruição por parte das crianças. Além disso, a relevância das conversas sobre o conteúdo da exposição durante as atividades interativas são indícios de que houve interatividade mental. De acordo com os autores, isso se tornou possível pela atuação dos adultos, mas também pela proposta expográfica, que estimulava a reflexão no âmbito da interação com os aparatos.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Maloka Museo Interativo