As vacinas no Brasil da pandemia: um estudo de percepção pública

As percepções e atitudes dos brasileiros em relação às vacinas são tema de novo artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva.

Os autores realizaram um estudo empírico utilizando a técnica de survey, totalizando 2.069 entrevistas domiciliares com pessoas com 16 anos ou mais em centros urbanos de agosto a outubro de 2022. Para analisar os resultados, foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas, análise fatorial e, modelos de regressão e análise de clusters. Foram construídos índices considerando valores, trajetórias, contexto de vida e hábitos dos entrevistados.

Apesar de os entrevistados expressarem uma visão positiva em relação às vacinas, os resultados da pesquisa sugerem que a confiança nos imunizantes pode estar abalada. Foi observado que o grau de escolaridade e de conhecimento científico afeta algumas das atitudes dos brasileiros sobre vacinas. Além disso, os autores constataram que, para além da região de moradia e religião, índices de paridade de gênero, visão do papel do Estado e a confiança na ciência trouxeram informações relevantes, indicando a necessidade de estratégias alinhadas de comunicação com públicos diversos considerando as variáveis que impactam na percepção sobre vacinas.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Vacinação contra Covid-19 no HC

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados