Interação, conversas e construção de significado: um estudo sobre famílias em visita à exposição itinerante “Túnel da Ciência Max Planck 3.0”

A construção de significado durante a visita de famílias à exposição itinerante de ciências “Túnel da Ciência Max Planck 3.0” é tema de novo artigo publicado no periódico IENCI – Investigações em Ensino de Ciências.

Os autores gravaram as visitas de quatro famílias à exposição e realizaram uma análise por meio de um protocolo de pesquisa focado nas interações e no conteúdo das conversas.

Os resultados trazem evidências de que a leitura, os questionamentos das crianças e o papel do mediador contribuíram para aprofundar as temáticas de ciência relacionadas aos módulos expositivos. De igual importância, as habilidades de negociar o trajeto, de acessar e operar os dispositivos interativos contribuíram para o interesse e para apropriação da exposição. Em síntese, os autores observam que houve um esforço das famílias para significar e compreender as interações estabelecidas no grupo e com a exposição e que, portanto, os visitantes vivenciaram experiências de aprendizagem de maneira colaborativa.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Túnel da Ciência Max Planck 3.0

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados