Princípios orientadores para o jornalismo científico: uma perspectiva mundial 2024

Está disponível a publicação “Princípios orientadores para o jornalismo científico: uma perspectiva mundial 2024”, que traz os resultados de uma survey realizada com jornalistas de ciência de diversos países.

A pesquisa teve como objetivo mapear as perspectivas de jornalistas científicos ao redor do mundo em relação a quais deveriam ser os princípios orientadores do jornalismo científico.

O estudo é uma iniciativa conjunta da World Federation of Science Journalists (WFSJ) e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), localizado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com o apoio da Fundação Kavli.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online contendo 32 perguntas, no período de 7 de março a 13 de julho de 2022. Foram obtidas 505 respostas de profissionais de 82 países representando todas as regiões do mundo.

O questionário continha perguntas sobre questões éticas, como a legitimidade do estabelecimento das prioridades éticas para o jornalismo científico, o conhecimento acerca das associações profissionais e dos códigos de ética, e as proteções e violações éticas.

Os pesquisadores também buscaram compreender as atitudes dos profissionais em relação a temas como neutralidade da cobertura, controvérsias científicas, incertezas científicas, fraudes, erros e retratações, entre outros assuntos. Além disso, os participantes foram questionados sobre seus critérios de escolhas das fontes e suas relações com elas. Também foram incluídas perguntas destinadas a compreender o perfil dos jornalistas científicos, sua situação laboral e seu ethos profissional.

Acesse aqui a publicação completa para conferir os resultados.

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados