Série “A ciência da Divulgação Científica”
A série “A ciência da Divulgação Científica” irá apresentar pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).
Conheça o INCT-CPCT
Descrição: Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira, coordenadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia apresentam o INCT e reforçam a importância da Divulgação Científica.
O que os jovens brasileiros pensam sobre Ciência e Tecnologia?
Descrição: No segundo vídeo da nossa série “A Ciência da Divulgação Científica” a coordenadora do INCT-CPCT Luisa Massarani e o professor da UFMG Yurij Castelfranchi apresentam e interpretam os resultados das pesquisas realizadas com jovens brasileiros para investigar sua percepção sobre os campos de Ciência e Tecnologia.
Os jovens brasileiros e as fake news
Descrição: Mais recente vídeo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, parte da série “A ciência da divulgação científica”.
Movimentos antivacinas e as redes sociais
Descrição: Quarto vídeo da série “A ciência da divulgação científica” produzido pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
Os INCTs e a divulgação científica
Descrição: No quinto vídeo do selo “A ciência da divulgação científica”, representantes de alguns dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) de todo o país falam sobre o diálogo entre esses institutos e a importância da comunicação pública no conhecimento científico.
Um estudo sobre museus de ciência pelo olhar do visitante
Descrição: O sexto vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute os esforços do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Oregon State University, para melhor entender a perspectiva dos visitantes de museus de ciência.
Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais: o caso da “pílula do câncer”
Descrição: Neste vídeo, que faz parte da série “A ciência da divulgação científica” as pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz Marina Ramalho e Marcela Álvaro discutem suas análises da cobertura da fosfoetanolamina – a “pílula do câncer” – na mídia e nas redes sociais.
Jovens, ciência e internet
Descrição: O oitavo vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute uma pesquisa realizada simultaneamente no Brasil e na França para melhor entender como os jovens consomem conteúdo científico na internet.
Descrição: O nono vídeo da série “A ciência da divulgação científica” discute os resultados de uma pesquisa realizada pelo INCT-CPCT para mapear como os brasileiros veem a ciência e a figura do cientista no país.
A acessibilidade em museus de ciência
Descrição: No décimo vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, discutimos os estudos do nosso INCT para melhor entender a experiência de pessoas com deficiência na visitação de museus de ciência.
Políticas Públicas em divulgação científica
Descrição: Neste vídeo, parte do nosso selo “A ciência da divulgação científica”, a pesquisadora Jéssica Norberto Rocha apresenta a análise de editais para entender a dinâmica entre a iniciativa pública e a comunicação pública da Ciência.
A construção de um campo acadêmico: um espaço de compartilhamento
Descrição: Conheça um pouco melhor os encontros de atores importantes da a divulgação científica no Brasil e no Mundo que são organizados pelo nosso INCT e representam um necessário espaço de compartilhamento acadêmico global. Este vídeo mostra um pouco do terceiro simpósio, realizado em 2019. Em breve, no dia 9 de março de 2020, acontece o quarto evento “A Ciência da Divulgação Científica”, no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ. Para mais informações sobre como participar, clique aqui
Descrição: No novo vídeo do selo “A ciência da divulgação científica”, os pesquisadores do nosso INCT dissecam o histórico das feiras de ciência brasileiras e seu papel na comunidade científica do país. Em 2019, na ocasião dos 50 anos da primeira Feira, produzimos outro vídeo com informações sobre o evento.
Um estudo sobre as interações entre ciência e teatroDescrição: Dando continuidade ao selo “A ciência da divulgação científica”, apresentamos os projetos de teatro promovidos pelo Museu da Vida e discutimos o papel dessa expressão artística na comunicação pública da ciência.
Gênero, ciência e a divulgação científicaDescrição: O vídeo #15 da série “A ciência da divulgação científica” apresenta as reflexões das pesquisadoras Gabriela Reznik e Tatiane Leal sobre questões de gênero na ciência: estereótipos, desigualdade nas oportunidades de acesso, políticas públicas, entre outros.
A divulgação científica pelo mundoDescrição: Conversamos com Toss Gascoigne, divulgador científico australiano que esteve na Fiocruz para participar do quarto simpósio anual “A Ciência da Divulgação Científica”, organizado pelo INCT-CPCT. Na entrevista, ele elabora os esforços por trás da organização de seu livro “Communicating Science: a Global Perspective”, a ser lançado em maio deste ano, que reúne autores do mundo todo escrevendo sobre a história da comunicação pública da ciência em seus países. O Brasil é um deles. Você clicar
aqui para ser notificado na ocasião do lançamento do livro e
aqui para assistir a versão em inglês do vídeo.
A representação da ciência e do cientista no cinemaDescrição: O vídeo #17 do nosso selo “A Ciência da Divulgação Científica” discute o cinema como ferramenta de comunicação da ciência e as suas dinâmicas de representação. Como os cientistas são retratados nos filmes? Como os estereótipos mudaram ao longo das décadas? Assista às entrevistas remotas com os pesquisadores David Kirby e Fernando Alves.
Descrição:
A pesquisadora Jéssica Norberto Rocha discute sua investigação das políticas de acessibilidade em museus e centros de ciências no Brasil e outros países latino americanos. Leia o artigo (em inglês) clicando aqui
Descrição: Conheça melhor as iniciativas do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia no contexto da pandemia que vivemos.
Descrição: Estudos sobre a ciência e o YouTube são o tema do novo vídeo da série “A ciência da divulgação científica”, produzida pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
Descrição: A pesquisadora Marcelle Pita apresenta algumas de suas reflexões sobre a população surda brasileira e suas experiências em espaços museais e a jornalista Roberta Savedra fala sobre algumas dificuldades que os surdos têm de acessar o conteúdo científico.
Descrição: Apresentamos sob diferentes perspectivas, as iniciativas que se tem feito visando aprimorar a acessibilidade em museus de ciências no Brasil, especificamente para a população cega.
Descrição: Martha Marandino, vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo, e Suzi Aguiar, do Museu da Vida, falam sobre a necessidade e os desafios de envolver o público infantil em museus e centros de ciências.
Descrição: Você sabe o que são dioramas? São aqueles objetos e cenários que vemos em muitos museus de ciência, principalmente de história natural, representando aspectos da natureza ou de grupos culturais que talvez os visitantes desconheçam. Martha Marandino, da USP, contextualiza os dioramas na história dos museus de ciência, e a dinamarquesa Marianne Achiem, da Universidade de Copenhagen apresenta uma discussão problematizante: será que podemos considerar esses objetos como representações fiéis do mundo natural?
Descrição: Martha Marandino e Ana Maria Navas falam sobre seus estudos em controvérsias, também conhecidas como temas sociocientíficos: aquelas temáticas que costumam gerar discussões polêmicas, seja entre a própria comunidade científica, seja na relação entre ciência e sociedade.
Descrição: Alessandra Bizerra explica o papel de parques de animais na promoção da conservação da biodiversidade, bem como no desenvolvimento de pesquisa nas ciências da natureza. O grupo de pesquisa CHOICES, coordenado por Alessandra, realizou um estudo para investigar a eficácia da comunicação entre os discursos dos zoológicos e aquários e seus visitantes.
Descrição: Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Gabriel de Faria, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, falam da revista Ciência e Cultura, criada em 1949, com objetivo de ser um canal de comunicação da SBPC com a sociedade.
Descrição: Priscila Coelho, mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, fala sobre seu estudo com visitantes adolescentes no AquaRio e Parque das Aves. Pâmela Wilker e Guilherme Bizotto compartilham sua experiência de ter participado do estudo como sujeitos de pesquisa.
Descrição: Ildeu de Castro Moreira e Anderson Antunes falam sobre a importância da colaboração de povos nativos brasileiros como os indígenas na formação do conhecimento científico adquirido nas expedições de naturalistas como Henry Bates, Louis Agassiz, Alfred Wallace e até Charles Darwin.
Descrição: Marcelo Simão e Virgínia Codá discutem a perspectiva de pesquisa em divulgação científica a respeito da relevância cultural dos jogos, desde jogos de tabuleiro do Egito Antigo até RPGs (role playing games) e video games dos dias de hoje.
Descrição: Vanessa Brasil discute a representação do conteúdo científico na publicidade televisiva brasileira e seus estudos de recepção com os públicos adolescentes.
Descrição: Muitos pesquisadores e divulgadores da ciência definem a divulgação científica como uma tradução da linguagem científica. Neste vídeo, esta definição é contestada por Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), e Juliana Passos, jornalista e egressa do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saude da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.
Descrição: A questão dos agrotóxicos é uma das grandes controvérsias científicas no Brasil. Em sua pesquisa de mestrado, Juliane Custódio analisou a representação dessa temática na mídia a partir da plataforma de notícias Nexo e, neste vídeo, ela destaca alguns dos resultados.
Descrição: A Fiocruz é a instituição de pesquisa em saúde mais lembrada espontaneamente pelos entrevistados de um estudo realizados em 12 cidades brasileiras. Luisa Massarani e Ione Mendes, da equipe responsável pela pesquisa, comentam alguns resultados relevantes.
Descrição: Sandra Murriello, da Universidade Nacional de Rio Negro (Sede Andina), fala sobre suas pesquisas em museus como espaços de representação da ciência e da tecnologia e discute qual seria o papel dessas instituições nos dias de hoje a partir dos estudos de públicos.
Descrição: Adriana Mortara, professora da UFMG, comenta as principais especificidades de um museu universitário e seu papel na sociedade, e Luiz Felipe Lima discute o que chamou de “fator universitário” em sua pesquisa no Museu de Geodiversidade da UFRJ para sua dissertação de mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)
Descrição: Jessica Norberto Rocha, da Fundação Cecierj, fornece um panorama geral dos museus e centros de ciências itinerantes no Brasil, isto é, iniciativas que viajam pelo país visando interiorizar e democratizar o acesso à ciência. Ana Carolina de Souza Gonzalez, do Serviço de Itinerância do Museu da Vida, apresenta algumas das especificidades desse caminhão itinerante.
Descrição: Gabriela Reznik, doutoranda do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comenta o estudo que realizou sobre a representação da ciência e dos cientistas em curta-metragens de animação que passaram pelo festival Anima Mundi entre 1993 e 2013. Já Raquel Mazziatti fala de sua pesquisa atual para o Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, em que investiga essas representações em desenhos animados da Netflix.
Descrição: Mauricio Salles discute os principais resultados que obteve em sua pesquisa de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) analisando a representação dos profissionais das ciências do mar em matérias de telejornalismo sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
Descrição: Cary Funk, da instituição de pesquisa norte-americana Pew Research Center, apresenta os principais destaques de um estudo do tipo “survey” sobre a percepção pública da ciência e dos cientistas em diferentes países, incluindo o Brasil.
Descrição: Os pesquisadores Antonio Brotas e Júnia Ortiz discutem o recém-publicado artigo “Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter”.
Descrição: Paloma da Silva Barreto e Marcelo Garcia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comentam o estudo que fizeram sobre os comentários feitos no Facebook da Fiocruz, em publicações relacionadas à epidemia de zika.
Descrição: Regina Horta Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece um panorama histórico sobre os parques zoológicos na América Latina e discute sua importância para as comunidades locais, assim como sua relação com outras instituições de divulgação científica (como museus de história natural).
Descrição: A pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Maria Margaret Lopes, traz um panorama histórico dos primeiros museus na América Latina, que muitas vezes eram instituições de história natural, provando sua ligação com a ciência desde a origem.
Descrição: Aline Salgado, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, comenta seus estudos sobre a cobertura da Revolta da Vacina de 1904 nos jornais cariocas Correio da Manhã e Gazeta de Notícias.
Descrição: Antonio Brotas, da Fiocruz Bahia, e Marcia Cristina Rocha, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, comentam o recém-publicado artigo que investigou uma amostra de vídeos populares no YouTube, produzidos por influenciadores digitais. A pesquisa analisa como os diferentes enquadramentos (técnico-científico, político, econômico, religioso) se reconfiguram nas produções de diferentes youtubers com relação a um só tema: a pandemia da COVID-19.
Descrição: Ana Claudia Nepote, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), fala do turismo ecologicamente e socialmente responsável no país e discute a divulgação científica relacionada a essas atividades, a partir do contato imersivo com a natureza e as comunidades locais.
Descrição: A professora Dominique Brossard, chefe do Departamento de Divulgação das Ciências da Vida na Universidade de Wisconsin-Madison, ministrou uma aula de boas-vindas aos alunos da turma de 2021 da disciplina de Introdução à Divulgação Científica do Mestrado de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Neste vídeo especial, trazemos o webseminário de Brossard na íntegra com suas projeções sobre a percepção da ciência após a pandemia de COVID-19.
Descrição: Neste vídeo, convidamos os editores-chefes de duas das mais importantes revistas acadêmicas de divulgação científica no mundo – Hans Peter Peters, da Public Understanding of Science, e Emma Weitkamp, do Journal of Science Communication (JCOM) – que falam sobre critérios que seguem em suas decisões editoriais e dão dicas de como submeter artigos essas revistas.
Descrição: Juliane Barros e seu orientador no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Ozias Soares, comentam a pesquisa realizada sobre o Museu da Natureza (Parque da Capivara, Piauí), seu discurso expositivo e a experiência de seus visitantes
Descrição: Alice Ribeiro, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e seu orientador, Ozias Soares, discutem seus estudos sobre a presença dos paradigmas teóricos da nova museologia no Museu da Vida, um museu de ciências, e no Museu da Maré, um ecomuseu.
Descrição: Mônica Dahmouche, da Fundação Cecierj, e Andréa Costa, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentam sua pesquisa realizada nos dez museus que integram o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) para investigar o perfil e a opinião das pessoas com deficiência enquanto visitantes espontâneos desses espaços.
Descrição: Charbel El-Hani, do IN-TREE, Instituto Nacional de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, fala sobre a importância da divulgação e da educação científicas nas discussões sobre teoria da evolução e seleção natural, e Higor Tomaz, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta seu estudo sobre os comentários em vídeos no YouTube que versam sobre essas teorias.
Descrição: Claudia Jurberg, da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bianca Della Líbera, do Instituto Benjamin Constant, comentam sua pesquisa sobre vídeos de animação com audiodescrição como ferramenta de divulgação científica para um público cego ou com baixa visão.
Descrição: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT e da Musa Iberoamericana, e Jessica Norberto Rocha, pesquisadora do INCT-CPCT e da Fundação Cecierj, apresentam sua pesquisa sobre a percepção dos mediadores de museus e centros de ciências brasileiros sobre a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências nas instituições onde trabalham.
Descrição: Alba Patricia Macías Nestor, da Universidade Nacional Autônoma do México, apresenta os principais objetivos, métodos e resultados de sua pesquisa sobre o papel do museu universitário Universum na construção da aprendizagem de ciências não formal de seus visitantes.
Descrição: Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem o artigo que publicaram no Journal of Science Communication (JCOM) em que, a partir do conceito de infodemia, analisaram a acurácia das informações sobre COVID-19 nas redes sociais em 2020 e a confiabilidade das fontes citadas nas matérias.
Descrição: Bárbara Souza, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, e seu orientador Yurij Castelfranchi, professor da UFMG e pesquisador do INCT-CPCT, falam sobre a análise do serviço de checagem de fatos “Fato ou Fake”, do Grupo Globo, e discutem a importância nesse setor do jornalismo na divulgação científica em tempos de desinformação, principalmente na área da saúde.
Descrição: Júlia Pereira, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia pela COC/Fiocruz, discute sua pesquisa sobre o discurso expositivo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a importância da análise de características arquitetônicas, textuais e de design de exposições para a divulgação científica.
Descrição: Carmelo Polino, da Universidade de Oviedo (Espanha), apresenta a questão da inclusão e justiça social em espaços de divulgação científica, como museus e centros de ciência, especialmente no contexto latinoamericano, enquanto Emily Dawson, da University College London (Reino Unido), expande o tema oferecendo um panorama internacional.
Descrição: Constanza Pedersoli, diretora de Mundo Nuevo / Universidad de La Plata (Argentina), apresenta sua pesquisa de doutorado sobre a experiência de famílias ao visitarem a exposição “DESmedidos”.
Descrição: Wailã Cruz, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, discute a importância do Museu do Universo na divulgação da astronomia e ciências afins. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo realizado pelo grupo sobre as experiências de famílias com crianças entre cinco e nove anos de idade em visita a esse museu.
Descrição: Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, apresenta um panorama geral dos estudos em divulgação científica com enfoque na experiência da visita de famílias a museus de ciência. Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, comenta as especificidades da pesquisa realizada pelo grupo no Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Descrição: Luís Amorim, coordenador da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e um dos autores do artigo “A recepção de textos críveis e falsos sobre saúde, a (des)importância da fonte de informação e motivações para o compartilhamento”, discute o estudo a partir da ferramenta de rastreamento ocular e sua importância para a pesquisa no campo da divulgação científica.
Descrição: Denyse Amorim de Oliveira comenta a pesquisa que realizou para a sua dissertação de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, sobre a experiência de idosos ao visitar duas exposições do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Descrição: Andreia Guerra, do Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura (CEFET/RJ), e Nathan Willig, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comentam os principais objetivos e resultados do artigo “‘Cântico dos cânticos, quântico dos quânticos’: as relações dialógicas entre artes, ciências contemporâneas e saúde no álbum Quanta, de Gilberto Gil”.
Descrição: Marta Entradas, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), apresenta estudo que compara as atividades de divulgação científicas promovidas pelas instituições de pesquisa em oito países (Brasil, Alemanha, Portugal, Holanda, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália).
Descrição: David Ayrolla, egresso do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), e sua orientadora Carla Almeida apresentam a pesquisa sobre quem são e o que pensam os divulgadores por trás de 11 canais brasileiros de ciência no YouTube.
Descrição: Igor Waltz e Tatiane Leal, pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresentam pesquisa que investiga a desinformação nos conteúdos compartilhados nas redes sociais sobre as vacinas contra a COVID-19.
Descrição: Vanessa Fagundes e Ione Mendes, pesquisadoras do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, discutem pesquisa que investigou a percepção de pessoas residentes em 12 cidades brasileiras sobre a pandemia de COVID-19, no período de 18 de maio a 10 de junho de 2020.
Descrição: Brena Pires, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva discutem o estudo realizado com mulheres idosas sobre reportagens de temáticas científicas no Jornal Nacional.
Descrição: Renata Fontanetto, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Marina Ramalho e Silva falam sobre o estudo sobre jovens e a temática das mulheres na ciência em vídeos no YouTube.
Descrição: Rosalina Dias, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Patricia Spinelli apresentam o estudo sobre as atividades de divulgação científica realizadas por centros e museus de ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Descrição: O pesquisador do INCT-CPCT Danilo Magalhães apresenta pesquisa sobre como jornais impressos veiculavam temas relacionados à utilização de experimentos com animais nas Feiras de Ciências e no ensino escolar básico, nos anos de 1960 e 1970.
Descrição: Marina Joubert, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, apresenta pesquisa sobre os cartuns publicados nos jornais do país em 2020, relacionados à pandemia de COVID-19.
Descrição: Débora Menezes, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e seu orientador Douglas Falcão, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), discutem estudo sobre a participação de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em museus e centros de ciências.
Descrição: Katia Leite Mansur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece um panorama do cenário de parques geológicos no Brasil e Thayse Aragão apresenta uma pesquisa-ação, que consistiu em sua tese de doutorado na Unicamp, realizada com os mediadores do Parque Rocha Moutonnée, no município de Salto, em São Paulo.
Descrição: As pesquisadoras do INCT-CPCT Catarina Chagas e Marcela Álvaro comentam estudo que, a partir de desenhos de crianças cariocas sobre a pandemia da COVID-19, analisa seus sentimentos, suas rotinas e mudanças de hábitos e suas representações do vírus.
Descrição: Mayara Manhães, egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz), e sua orientadora Carla Gruzman expõem detalhes da pesquisa realizada na Reserva Técnica Visitável do Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).
Descrição: Antonio Brotas, pesquisador da Fiocruz Bahia e do INCT-CPCT, apresenta pesquisa realizada a partir da análise de 41 textos publicados no jornal Folha de S. Paulo em 2020, com foco no enfrentamento à desinformação sobre as vacinas contra COVID-19.
Descrição: Camila Silveira da Silva, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, e a doutoranda Cláudia Schuindt apresentam investigação das estratégias de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência em museus de ciência, a partir de entrevistas com diretores e coordenadores de uma instituição museal de cada região geográfica do Brasil.
Descrição: Wilson da Costa Bueno foi o autor da primeira tese de doutorado em divulgação do Brasil. A pesquisa “Jornalismo cientifico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente” foi publicada em 1985 e reflete características da relação entre ciência e comunicação da época. O professor da Universidade de São Paulo conta sobre o contexto histórico da publicação da tese e como tem colaborado para o campo da divulgação científica desde então.
Descrição: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, e Martin W. Bauer, da London School of Economics, apresentam o recém-lançado “Global Science Journalism Report 2021”, publicado por SciDev.Net e instituições parceiras, que analisa as condições e práticas profissionais do jornalismo científico nos dias de hoje.
Descrição: Luciane Treulieb, egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz), apresenta seu estudo do conteúdo de ciência na série “Epidemia” do podcast 37 Graus.
Descrição: Renata Fontanetto, mestre em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia e egressa do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (ambos na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), discute estudo de caso sobre as matérias de ciência no jornalismo literário da Revista Piauí.
Descrição: A pesquisadora do INCT-CPCT Vanessa Fagundes apresenta pesquisa sobre como os jovens percebem a confiabilidade e a veracidade das notícias a que são expostos nas redes sociais.
Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, discute pesquisa com vídeos populares de cinco canais do YouTube vinculados ao selo Science Vlogs Brasil (Nerdologia, Ciência Todo Dia, Minutos Psíquicos, Papo de Biólogo e Canal do Pirulla) para analisar como a ciência e os cientistas são retratados.
Descrição: José Alberto Pais, doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, apresenta sua pesquisa sobre um tema por vezes negligenciado no estudo da divulgação científica: os aquários.
Descrição: Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta um estudo sobre as mudanças na percepção do filme “Contágio” com a pandemia de COVID-19.
Descrição: Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, aborda a relevância contemporânea de pesquisas acerca das controvérsias ligadas à divulgação científica. Marcela Alvaro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo sobre os artigos acadêmicos latino-americanos voltados para o tema da divulgação científica e controvérsias.
Descrição: Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, apresenta o estudo sobre a instrumentalização iliberal de debates científicos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.
Descrição: Maria Dominguez, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), apresenta o estudo que investiga a percepção dos efeitos das fake news por indivíduos autodeclarados como de esquerda.
Descrição: Graziele Scalfi, pesquisadora do INCT-CPCT, aborda a importância de se estudar as conversas entre visitantes em exposições sobre evolução. Jessica Beck, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta o estudo que analisa os tipos de raciocínios envolvidos em conversas sobre evolução durante visitas de famílias à “Darwin, a exposição – Explorando espécies”, no Museu Trompo Mágico”, no México.
Descrição: Pedro Farnese e Janete Monteiro, doutorandos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), apresentam o estudo que investiga a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19.
Descrição: Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, e Ronaldo Araújo, pesquisador da Universidade Federal do Alagoas, apresentam estudo que analisa a circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos.
Descrição: Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), apresenta estudo que investiga quando e como adolescentes brasileiros avaliam fontes de informação.
Descrição: Cecilia Lartigue, doutoranda na Universidade Toulouse-Jean Jaurès (França), apresenta estudo em que investiga o tratamento paradoxal de problemas ambientais em vídeos de Youtubers mexicanos e franceses. Vídeo em inglês com legenda em português.
Descrição: Martha Cambre, chefe do Espacio Ciencia (Uruguai), e Fiorella Silveira Segui, coordenadora educacional do mesmo espaço, apresentam estudo que investiga a construção da aprendizagem por livre escolha em visitas de famílias à exposição infantil Ecossistemas.
Descrição: Alice Fleerackers, doutoranda na Universidade Simon Fraser (Canadá), apresenta estudo em que explora como e por que jornalistas usam pré-prints – artigos não revisados por pares – em suas coberturas.
Descrição: Julia Pereira, mestre em Divulgação de Ciência, Tecnologia e Saúde (Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz), e Juliana Magalhães, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam as experiências de aprendizado de famílias em visita à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional.
Descrição: Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Allan Yu Iwama, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba, apresentam projeto de pesquisa-ação realizado com comunidades locais e tradicionais da costa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Descrição: Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta estudo em que analisa como jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil noticiam pré-prints (artigos não revisados por pares) sobre COVID-19.
Descrição: Martha Marandino, professora associada da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam os processos de interação de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan.
Descrição: Alessandra Bizerra, professora da USP e pesquisadora do INCT-CPCT, e Graziele Scalfi, também pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam conversas de famílias e interações durante visitas ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brasil) a partir da perspectiva de crianças.
Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Tainá Silva, bolsista TCT da Faperj do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a presença e características dos animais não-humanos vivos encontrados em filmes e séries selecionados no catálogo da Netflix Brasil.
Descrição: Douglas Falcão, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, e Alice Ribeiro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que buscam identificar os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros.
Descrição: Willian Vieira de Abreu, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta estudo em que mapeia e analisa os projetos de olimpíadas submetidos aos editais do CNPq entre os anos 2005 e 2015 a fim de identificar elementos que compõem essa ação de incentivo à divulgação científica no Brasil.
Descrição: Shawn Rowe, pesquisador da Oregon State University e do INCT-CPCT, e Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o papel das emoções na experiência vivida por adolescentes em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio).
Descrição: Bianca Souza e Souza, jornalista, apresenta estudo em que detalha o processo de criação do podcast de divulgação científica “Conexão Científica”, projeto de extensão desenvolvido como uma prática educomunicativa no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro, Brasil).
Descrição: Irene Calderón Mazzotti, doutoranda em Comunicação pelas Universidades de Sevilha, Málaga, Huelva e Cádiz, apresenta estudo em investiga o papel da fotografia e do Instagram na imagem do corpo fitness.
Descrição: Andrea Farias-Escalera, coordenadora do Centro de Recrutamento de Novos Talentos do Instituto de Ecologia (INECOL), no México, apresenta estratégia de divulgação científica para a visibilização de modelos femininos em ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Descrição: Diego Galperin, da Universidad Nacional de Río Negro, apresenta estudo em que analisa produções sobre o eclipse solar 2020 em que participaram astrônomos profissionais.
Descrição: Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, e Ana Cristina Figueira, especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam os formatos dos podcasts brasileiros de divulgação científica.
Descrição: Dominique Brossard, professora e chefe do Departamento de Comunicação em Ciências da Vida da Universidade de Wisconsin-Madison, apresenta estudo em que investiga fatores que influenciam o engajamento do usuário com vídeos de ciência online.
Descrição: Rosicler Neves, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, apresenta estudo em que analisa o papel dos mediadores na exposição “Floresta dos Sentidos”, destinada a engajar crianças em temas de biodiversidade.
Descrição: Ayelet Baram-Tsabari, professora de divulgação científica no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, e Keren Dalyot, pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Divulgação Científica Aplicada do Technion, apresentam estudo em que investigam padrões de comentários em postagens de cientistas mulheres e cientistas homens em uma página do Facebook.
Descrição: Gabriela Reznik, pesquisadora em divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta estudo em que mapeia os projetos contemplados nas chamadas do CNPq para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação de 2013 e 2018.
Descrição: Thaís Braga, pesquisadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), apresenta estudo em que investiga as fontes de informação no discurso jornalístico da Folha de São Paulo (Brasil) e do Público (Portugal) sobre o dia do fogo na Amazônia.
Descrição: Rebeca Capozzi, doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga o papel e os usos do comportamento animal nas relações de missão feitas pelos missionários franceses Claude d’Abbeville e Yves d’Évreux, no século XVII.
Descrição: Tainá Costa, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, apresenta estudo em que analisa as narrativas postadas em dois grupos antivacinas no Facebook publicadas em 2020, quando o mundo iniciava o enfrentamento da pandemia de covid-19.
Descrição: Graziele Scalfi e Bruna Ibañes Aguiar, pesquisadoras do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam o conteúdo conversacional de 13 famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, em Belém.
Descrição: Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Gabriel Augusto Faria, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam estudo em que analisam a produção de divulgação científica do geneticista Oswaldo Frota-Pessoa na coluna “A ciência em marcha”, do Jornal do Brasil, de 1950 a 1956.
Descrição: Cássia Rodrigues, mestra em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresenta estudo em que investiga as formas de circulação do conhecimento médico no Brasil do século XIX por meio das ações de divulgação da obra Guia médica das mãis de família, publicada em 1843 pelo médico francês Jean-Baptiste Alban Imbert.
Descrição: Marianne Achiam, pesquisadora da Universidade de Copenhagen, apresenta estudo em que investiga a comunicação estabelecida com cidadãos acerca do uso de máscaras na página de Facebook da Autoridade de Saúde Dinamarquesa durante a pandemia de COVID-19.
Descrição: Sarita Albagli e Luana Rocha, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), apresentam estudo em que analisam exemplos demonstrativos de iniciativas e experiências de ciência cidadã para tratar a questão dos resíduos sólidos.
Descrição: Merryn McKinnon e Karina Judd, do Centro de Conscientização Pública da Ciência da Universidade Nacional Australiana, apresentam estudo em que desenvolvem um mapa sistemático de como diversidade e inclusão são definidas e implementadas na pesquisa e prática da divulgação científica entre 1980 e 2020.
Descrição: Ismar de Souza Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresenta estudo em que desenvolve uma reflexão crítica acerca da invisibilização de trabalhadores leigos que colaboram com a paleontologia no Brasil.
Descrição: Marina Ramalho, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, e Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, apresentam estudo em que analisam a controvérsia científica relativa ao uso da fosfoetanolamina sintética (conhecida como pílula do câncer) no tratamento de câncer, que ganhou destaque em 2015 e 2016.
Descrição: Larissa Kawabe, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade na Universidade Federal do ABC, apresenta estudo em que realiza uma revisão sistemática de como a literatura científica está reportando a ciência cidadã em relação ao problema do lixo marinho.
Descrição: Há 20 anos, faleceu José Reis, considerado ícone da divulgação científica no Brasil. Em sua homenagem, Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, apresenta artigo em que aborda a trajetória de Reis, acompanhada pelo testemunho de seu filho Marcos Reis.
Descrição: Maria Margarida Gomes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Fernanda de Lima Souza, doutora em Educação pela mesma instituição, apresentam estudo em que discutem a constituição social e histórica da função educativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional.
Descrição: Joseph Roche, diretor de pesquisa da Faculdade de Educação da Trinity College Dublin (Irlanda), apresenta estudo em que compara indicadores de inclusão nos perfis de públicos dos eventos de 2019 e 2020 da Noite dos Pesquisadores Europeus, evento pan-europeu que anualmente visa aproximar pesquisadores e público.
Descrição: Clare Wilkinson, professora associada em Divulgação Científica na Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE Bristol), apresenta estudo em que examina as perspectivas de mulheres divulgadoras científicas, em termos de práticas de trabalho, motivações e barreiras para se comunicar.
Descrição: Denise Maria de Oliveira, pós-graduada em Comunicação em Saúde pela Escola de Governo Fiocruz, apresenta estudo em que analisa a divulgação científica sobre a relação entre desmatamento, mudanças climáticas e saúde no canal do Youtube “Ciência com Certeza”.
Descrição: Rafiza Varão, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, apresenta estudo em que discute o uso de bots e de inteligência artificial (IA) para combater o fenômeno das fake news e desinformação no contexto da pandemia da Covid-19.
Descrição: Marcelle Pita, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta estudo em que identifica opiniões e experiências de visitação de sujeitos surdos a museus de ciências, em especial, sua percepção sobre a acessibilidade dos locais.
Descrição: Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta artigo em que realiza um estudo de caso do Jornal UFG — veículo de comunicação da Universidade Federal de Goiás –, por meio da análise de seis edições publicadas entre 2006 e 2022.
Descrição: Lucas Oliveira dos Santos, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu, apresenta artigo em que realiza uma caracterização do atual cenário da divulgação científica brasileira em mídias digitais a partir do levantamento de perfis de divulgadores científicos.
Descrição: Vanessa Brasil, pesquisadora do INCT-CPCT, e Amanda Paes, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, apresentam artigo em que analisam como Jair Bolsonaro se comunicou por meio de seu perfil do Twitter sobre a pandemia de COVID-19 em 2020.
Descrição: Luciano Levin, pesquisador da Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), e Daniela de Filippo, pesquisadora do Center for Human and Social Sciences (Espanha), apresentam artigo em que analisam os desenvolvimentos em Compreensão Pública da Ciência com base em todos os artigos publicados nos periódicos Science Communication e Public Understanding of Science.
Descrição: André Cavalcante S. Batalhão, pesquisador do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE) da Universidade NOVA de Lisboa, e Raquel Dezidério Souto, pesquisadora do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES), apresentam artigo em que investigam a ciência cidadã como ferramenta para mapeamento colaborativo do derramamento de óleo que afetou a costa brasileira entre 2019 e 2020.
Descrição: Alison Rivett e Susannah Martin, da Universidade de Bristol (Inglaterra), apresentam artigo em que realizam uma revisão sistemática das avaliações de festivais de engajamento público relacionados à saúde publicadas desde 2000.
Descrição: Danilo Castro Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que busca compreender as memórias que expositores das primeiras feiras de ciências no Brasil, em São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970, têm das feiras de ciências em que participaram e o significado que tais feiras tiveram em suas trajetórias.
Descrição: Cibele Aguiar, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresenta artigo em que propõe um modelo de monitoramento e avaliação para a CPCT, a partir da abordagem da Teoria da Mudança (TM) e da sugestão de tipos ideais.
Descrição: Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do INCT-CPCT e doutorando no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresenta artigo em que analisa matérias sobre a COVID-19 publicadas em 2020 por jornais dos EUA, Reino Unido, China e Brasil.
Descrição: Alice Ribeiro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa o uso das mídias sociais por centros e museus de ciências brasileiros no contexto da pandemia de Covid-19.
Descrição: Neydo Hidalgo, especialista em popularização da ciência do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica do Peru (CONCYTEC), apresenta artigo em que analisa as ações que foram realizadas nos últimos 30 anos no Peru para a criação de um museu de ciência e tecnologia.
Descrição: Hans Peter Peters, editor do jornal Public Understanding of Science, discute acerca de um cisma observado entre a discussão teórica da divulgação científica e sua prática real e reflete sobre o panorama teórico e prático da divulgação científica contemporânea.
Descrição: Martha Cambre, chefe do Espacio Ciencia, e Fiorella Silveira, coordenadora educacional do mesmo espaço, apresentam artigo em que analisam as experiências de aprendizagem de adolescentes em visita ao museu interativo de ciências Espacio Ciencia, no Uruguai.
Descrição: Danilo Castro Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que busca compreender como os jornais brasileiros registraram e representaram a atuação de José Reis na administração pública na década de 1940.
Descrição: Natalia Cândido Vendrasco, doutora em Educação e docente na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Chile, apresenta artigo em que caracteriza práticas de mediação em espaços não formais de educação científica.
Descrição: Juan Ignacio Martin Neira, doutorando no Programa de Ciências Sociais da Universidade de Granada, apresenta artigo em que analisa como a imprensa escrita chilena tem publicado notícias associadas à ciência e tecnologia nos últimos anos.
Descrição: Chelsea Ratcliff, professora assistente no Departamento de Estudos da Comunicação da Universidade da Geórgia, apresenta artigo em que investiga como o público interpreta notícias baseadas em pesquisas ainda não revisadas por pares (preprints) sobre a vacina de COVID-19.
Descrição: Lídia Raquel Herculano Maia, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa as características do discurso de contestação às vacinas contra COVID-19 no Telegram no Brasil.
Descrição: Felipe Bonow Soares, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta artigo em que investiga como os vídeos no YouTube promovem desinformação sobre a hidroxicloroquina no Brasil.
Descrição: Carolina Llorente, coordenadora do Centro de Estudos de Ciência, Comunicação e Sociedade da Universidade Pompeu Fabra (Espanha), apresenta artigo em que identifica os modelos existentes de ensino da divulgação científica para cientistas e comunicadores profissionais em todo o mundo.
Descrição: Clare Wilkinson, professora associada em Divulgação Científica na Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE Bristol), apresenta artigo em que investiga as motivações e impedimentos dos atores envolvidos na divulgação científica contemporânea.
Descrição: Gabriela Reznik, pesquisadora do Museu da Vida (Fiocruz) e integrante da equipe de educação do SESI Lab, apresenta artigo em que analisa as percepções, motivações e experiências de jovens mulheres em projetos de educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) com o objetivo de incentivar a equidade de gênero.
Descrição: Bruce Lewenstein, professor de Divulgação Científica na Universidade Cornell (Estados Unidos), e Ayelet Baram-Tsabari, professora de Divulgação Científica no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, apresentam artigo em que utilizam a teoria da aprendizagem para criar uma lista de tópicos para a capacitação em divulgação científica.
Descrição: Lídia Raquel Herculano Maia, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa publicações compartilhadas no Facebook nos dias 16 e 17 de janeiro de 2021 – datas históricas que marcaram a aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o início da campanha de vacinação no país.
Descrição: Mariana Hafiz, mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), apresenta artigo em que analisa textos sobre COVID-19 publicados na “Folha de S.Paulo” e no “The New York Times” no primeiro semestre da pandemia.
Descrição: Ione Maria Mendes, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que investiga as percepções de jovens entre 18 e 24 anos da cidade do Rio de Janeiro sobre ciência e tecnologia.
Descrição: Pedro Farnese, jornalista e doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (UNIP), apresenta artigo em que propõe uma estruturação conceitual para refletir a sociedade midiatizada e suas imbricações nas estratégias de comunicação organizacional empreendidas por universidades públicas para difusão da ciência e o combate à desinformação.
Descrição: Thaiane Oliveira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta artigo em que realiza uma revisão de literatura dos estudos realizados na América Latina sobre desinformação e divulgação científica.
Descrição: Sofía Cabrera Espín, coordenadora de Divulgação Científica da Escola Superior Politécnica do Litoral (Equador), apresenta artigo em que analisa o TikTok como meio de divulgação científica no combate à desinformação.
Descrição: Geilson Fernandes de Oliveira, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa as emoções evocadas no público brasileiro em relação à vacina contra a COVID-19 durante os anos 2020 e 2021 no Facebook.
Descrição: Juliane Barros da Silva, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que investiga as memórias da experiência de visitantes dois anos após a visita que realizaram ao Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.
Descrição: Claudine Freiberger Friedrich, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta artigo em que analisa sentidos presentes nos discursos sobre ciência que circularam no podcast Café da Manhã durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Descrição: Danilo Castro Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, analisa a cobertura jornalística da Feira de Ciências de São Paulo, considerada a primeira no país.
Descrição: Sara Moreno Tarín, pré-doutoranda em Divulgação Científica na Universidade de Valência (Espanha), analisa cartuns de humoristas gráficos conservadores estadunidenses relacionados às mudanças climáticas e à pandemia de COVID-19.
Descrição: Diogo Lopes de Oliveira, professor no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Miguel García Guerrero, divulgador e professor de Divulgação Científica na Universidade Autônoma de Zacatecas (México), analisam a discussão pública sobre Covid-19 no México, a partir de publicações no Twitter.
Descrição: Alice Ribeiro, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa a usabilidade no contexto da experiência de visita de famílias à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).
Descrição: Luisa Massarani, coordenadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa a produção acadêmica em divulgação científica na América Latina entre 1985 e 2020.
Descrição: Marcelo Pereira, secretário executivo na Diretoria de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta dissertação de mestrado em que estuda a relação entre cientistas e público, com foco nas percepções, opiniões e atitudes dos cientistas em relação à divulgação científica.
Descrição: Geilson Fernandes de Oliveira, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que identifica e analisa os sentimentos e emoções expressos em torno da vacina em postagens no Instagram durante os anos de 2020 e 2021.
Descrição: Amanda Medeiros, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa percepções acerca de mulheres negras na ciência a partir das conversações sobre o filme Estrelas Além do Tempo.
Descrição: Alessandra Bizerra, professora no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que investiga os sentidos voltados à conservação da biodiversidade expressos em placas de zoológicos e aquários.
Descrição: Leonardo Soares de Melo, doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de Londrina (UEL), apresenta artigo em que investiga como o conceito de teorias da conspiração foi mobilizado em controvérsias sobre o terraplanismo no Facebook.
Descrição: Igor Waltz, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa similaridades e diferenças entre a desinformação sobre covid-19 que circulou no Brasil, em Portugal e na Espanha, a partir de seus principais veículos de checagem de informações.
Descrição: José de Jesús Guridi Colorado, doutorando em Estudos Científicos Sociais no ITESO (Universidade Jesuíta de Guadalajara), apresenta artigo em que analisa a relação humano-tecnologia no universo cinematográfico Marvel.
Descrição: Sofia Foladori Invernizzi, mestre em Estudos Sociais da Ciência pela Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), e Luciano Levin, pesquisador da mesma instituição, apresentam artigo em que analisam as notícias do jornal Folha de S. Paulo em três cortes temporais do primeiro ano da pandemia no Brasil.
Descrição: Danilo Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que analisa o processo de consolidação de uma das primeiras organizações internacionais de jornalismo científico: a Associação Iberoamericana de Jornalismo Científico (AIPC), criada em Medellín em 1969.
Descrição: Ben-Hur Bernard Pereira Costa, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que é analisada a produção de vídeos sobre as vacinas no TikTok no Brasil.
Descrição: Juliane Barros, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que são analisadas as memórias das experiências de cinco visitantes adultos no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
Descrição: Juliana Magalhães, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que se busca compreender a experiência de visitação de dez grupos familiares à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
Descrição: Jéssica Beck, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que se analisa as experiências interativas e conversas de dez famílias em visita à exposição “Darwin, a exposição, explorando as espécies” no museu Trompo Mágico, no México.
Descrição: Mônica Dahmouche, professora da Fundação Cecierj e pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T), e Andréa Fernandes Costa, educadora museal no Museu Nacional e professora de Museologia da UNIRIO, apresentam artigo em que são analisadas as memórias de visitantes do Museu Nacional.
Descrição: Alberto Henrique Melo, mestrando em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta artigo em que se investiga de que forma a doença de Alzheimer tem sido abordada em publicações de blogs de Ciências brasileiros de 2019 a 2021.
Descrição: Washington Castilhos, jornalista de ciência, doutor em Educação e Divulgação Científica (UFRJ) e pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que se analisa como adolescentes brasileiros e franceses buscam e avaliam fontes em busca de informações científicas na Internet.
Descrição: Núria Saladié, doutoranda no Centro de Estudos em Ciência, Comunicação e Sociedade da Universidade Pompeu Fabra (Espanha), apresenta artigo em que se investiga como o conhecimento, as habilidades e as competências obtidas durante os programas de pós-graduação em divulgação científica impactam a experiência dos ex-alunos no ingresso no mercado de trabalho e no exercício de suas funções.
Descrição: Ana Laura González Zambrano, professora de Comunicação e Jornalismo na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), apresenta artigo em que são investigados os elementos comunicativos essenciais para gerar uma comunicação em saúde eficaz, partindo do caso do diabetes mellitus tipo 2 no México.
Descrição: Semati Palmera Rodríguez Ríos, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Pesquisas em Educação da Universidad Veracruzana (México), apresenta artigo em que busca fazer um panorama geral da comunicação pública da arqueologia no México.
Descrição: María Itatí Rodríguez, pesquisadora do CONICET e professora de Comunicação Social na Universidad Nacional de Misiones (Argentina), apresenta artigo em que busca identificar, analisar e descrever produtos de comunicação pública da ciência e tecnologia em projetos de pesquisa da mesma universidade.