Percepção de risco e engajamento nas redes sociais

A maneira pela qual a pandemia de COVID-19 pode ter transformado o debate público sobre a vacinação nas mídias sociais é tema de novo artigo publicado na Revista FAMECOS.

Os autores buscaram verificar se o avanço da cobertura vacinal contra o coronavírus e os resultados positivos obtidos no enfrentamento da pandemia ao longo do segundo ano da crise refletiram na natureza das informações circulantes sobre vacinas.

Foram analisados os 100 links com mais engajamento durante o segundo ano da pandemia (2021), comparando-os quantitativamente com o primeiro ano (2020) e com o período que antecedeu a crise sanitária (2018-2019). A metodologia foi inspirada na Análise de Conteúdo e estruturada a partir de cinco categorias: engajamento, tema, acurácia, posicionamento e cálculo de risco.

Dentre os principais resultados alcançados, os autores observaram no corpus uma redução de conteúdos desinformativos, que pode estar diretamente ligada ao fato de que, diante da eficácia dos imunizantes, as vacinas terem deixado de ser tema prioritário nas disputas de sentido presentes no debate público. Além disso, foi identificada uma queda acentuada no engajamento total acerca do assunto em 2021.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Spencer D’Avis

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