As experiências de famílias em visita à exposição temporária “Oceanos” do Museu da Vida, localizado no Rio de Janeiro, é tema de novo artigo publicado no periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências.
Com o objetivo de compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha, os autores utilizaram registros audiovisuais para analisar as conversas de dez grupos familiares durante a visita.
Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. Os autores observaram que as famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição, compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. Além disso, a exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos, oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Portal Fiocruz