A maneira pela qual adolescentes brasileiros e franceses avaliam fontes em busca de informações científicas na Web é tema de novo artigo publicado no periódico Journal of Information Science.
Os autores conduziram o estudo com 41 adolescentes do Brasil e da França. Eles solicitaram que os jovens realizassem pesquisas na Web por informações relacionadas à ciência. Foram utilizados diferentes contextos de pesquisa e questões sociocientíficas atuais para representar uma variedade de situações que os adolescentes enfrentam no seu dia a dia. Posteriormente, eles foram entrevistados sobre suas pesquisas individuais.
Os resultados revelam que, independentemente do contexto de pesquisa, os participantes demonstraram confiança nas fontes de notícias e desconfiança nas fontes oficiais, principalmente em função do tema. Os critérios relacionados ao receptor foram particularmente relevantes para os adolescentes brasileiros na seleção das fontes, enquanto os participantes franceses basearam suas escolhas mais em parâmetros relacionados ao conteúdo. Os resultados sugerem como o conhecimento prévio e o interesse pelo tema podem influenciar as escolhas dos adolescentes.
Leia o artigo aqui.
Imagem: pixabay