A desinformação sobre a Covid-19 em três países ibero-americanos (Brasil, Espanha e Portugal) é tema de novo artigo publicado na revista Transatlantic Studies Network.
Os autores analisaram as semelhanças e diferenças entre a desinformação que circula nos três países, com base nas postagens de suas organizações pioneiras de checagem de fatos: Agência Lupa (Brasil), Newtral (Espanha) e Jornal Polígrafo (Portugal).
Os resultados demonstram que a desinformação identificada nos três países compartilhava três semelhanças: a predominância de conteúdo falso; o uso primário de formatos de texto; e a disseminação de desinformação em plataformas de mídia social. Quanto às fontes citadas e ao assunto, foram encontradas diferenças nas estratégias empregadas para validar a desinformação e nos temas abordados. Os autores concluem que, embora a pandemia tenha sido um fenômeno global, a desinformação que circulou sobre ela foi influenciada pelas particularidades políticas, sociais e culturais de cada país.
Leia o artigo aqui.
Imagem: iStock