A avaliação de adolescentes sobre informações científicas online é tema de novo artigo publicado no International Journal of Science Education.
Os autores buscaram compreender os contextos em que os adolescentes buscam informações em seu cotidiano e testar a suposição de que sua atenção às fontes de informação depende do propósito de sua busca. Para isso, foram conduzidos grupos focais com pequenos grupos de adolescentes de ambientes socioeconômicos contrastantes em duas áreas metropolitanas (Rio de Janeiro e Paris). Foram identificados cinco contextos principais, que vão desde as tarefas escolares ao acompanhamento de temas de interesse pessoal.
Os resultados mostraram que as referências a fontes foram mais frequentes em contextos pessoais em comparação com os contextos de busca de informação escolares. Os autores sugerem que pesquisadores e educadores de ciências que desejam desenvolver estratégias de análise de fontes de informação entre adolescentes devem usar uma variedade de tarefas, com base nas experiências de avaliação dos alunos na vida diária.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Pixabay