As conversas e interações de visitantes no contexto de um museu regional, o Museu do Sertão, localizado na cidade de Petrolina (Pernambuco – Brasil) são tema de novo artigo publicado na revista Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS).
As autoras investigaram as conversas e interações de cinco grupos de visitantes adultos. As informações foram coletadas por meio de questionário, a fim de traçar o perfil sociocultural dos participantes, e registro audiovisual da visita com câmeras subjetivas utilizadas por eles.
Os resultados evidenciaram que os participantes estabeleceram conexão com o acervo, o que foi verificado por meio do reconhecimento de elementos da cultura sertaneja, da mobilização de afetividades e da identificação em nível pessoal.
Além disso, foi observado que as ações de mediação tiveram grande importância, pois promoveram o diálogo sobre temas científicos em articulação com o contexto local, as culturas e as diversas possibilidades de identidades dos visitantes.
De acordo com as autoras, o estudo possibilitou reflexões sobre elementos da cultura popular, patrimônio e identidades em contextos regionais.
Leia o artigo aqui.