As conversas e interações verbais e não verbais de famílias durante visita ao Museu da Natureza (Piauí, Brasil) são tema de novo artigo publicado na revista Anais do Museu Paulista.
As autoras analisaram as conversas e interações de sete grupos familiares. Os dados foram coletados com auxílio de câmera subjetiva utilizada por um membro da família para registrar a visita a partir do seu ponto de vista e analisados em um software qualitativo para identificação dos descritores de emoção. Um questionário sociocultural e demográfico foi aplicado para contextualizar as famílias.
Os resultados mostram que a característica multissensorial da exposição desencadeou emoções positivas e negativas nas famílias e ambas contribuíram com as experiências de aprendizagem e a construção conjunta de significado decorrentes do interesse das famílias, suas motivações, conhecimento e experiências anteriores. Além disso, a ocorrência de emoções com alto grau de excitação mostra que a experiência da visita foi prazerosa e envolveu as famílias cognitiva e emocionalmente com a ciência.
Leia o artigo aqui.