Emoções e mudanças climáticas no Instagram: um estudo em contexto brasileiro

As emoções expressas nos conteúdos brasileiros sobre mudanças climáticas no Instagram são tema de novo artigo publicado no periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia.

A análise contou inicialmente com uma amostra aleatória de 1.067 postagens sobre mudanças climáticas entre 2021 e 2022, coletadas por meio do Crowdtangle. A identificação das emoções foi baseada nos descritores da Rede de Interação Humano-Máquina sobre Emoção e do Modelo de Afeto Central.

Como resultado, foi observado um número relativamente pequeno de postagens expressando emoções no corpus (18,5%). Entre elas, observou-se a prevalência de emoções negativas (61,2%), com destaque para preocupação (23,7%) e desaprovação (20,7%). Em menor quantidade, também foram expressas emoções positivas (38,8%), como interesse (18,9%) e esperança (6,6%).

Para os autores, as análises destacam a necessidade de reflexão sobre as emoções identificadas, que, de diferentes maneiras, indicam um viés de atenção em relação às mudanças climáticas e às possibilidades de enfrentamento de seu avanço.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Today Testing

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