A maneira pela qual as emoções contribuem com as experiências significativas e de aprendizagem em um jogo de escape room é tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad.
Os autores analisaram as conversas e interações de oito famílias (totalizando 37 indivíduos entre os quais 17 eram crianças) durante a participação em um jogo de escape room do Espacio Ciencia (Montevidéu, Uruguai). Os dados foram coletados com auxílio de câmera subjetiva e analisados no software Dedoose para a codificação das emoções.
Os resultados mostraram que o jogo estudado despertou emoções positivas e negativas com alto grau de ativação, sendo as mais frequentes: diversão, excitação, surpresa, satisfação, estresse e frustração, sugerindo que o jogo de escape foi percebido como divertido e prazeroso.
Em conjunto, essas emoções estimularam e desafiaram as famílias, que utilizaram sua intuição, criatividade e conhecimentos para cumprir as tarefas do jogo de escape.
Os mediadores, por sua vez, ao fornecerem explicações, contribuíram com a compreensão de conceitos científicos e na resolução dos desafios do jogo.
De acordo com os autores, os resultados mostram que as emoções estavam associadas ao interesse e à participação ativa das famílias.
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Imagem: Mapa de Modo Escape: Solo la ciencia podrá salvarte