Análise das conversas e interações a partir da perspectiva das crianças: um estudo de caso sobre visitas familiares ao museu SESI Lab (Brasília)

As conversas e interações de grupos familiares durante visita espontânea ao museu SESI Lab, em Brasília, são tema de novo artigo publicado no periódico Em Questão. Os autores tinham como objetivo compreender como as crianças engajam sua família e como as experiências significativas são construídas.

O estudo contou com a participação de doze famílias, totalizando 41 sujeitos entre os quais 20 eram crianças. Os dados foram coletados com auxílio de câmera subjetiva utilizada por uma criança da família para registrar a experiência a partir da sua própria perspectiva. Posteriormente, a análise dos dados foi realizada com protocolo de codificação das interações verbais e não verbais entre visitantes, visitantes-mediador e visitantes-elementos expositivos, destacando o papel das crianças no engajamento da família. Além disso, um questionário sociocultural foi aplicado para contextualizar os grupos familiares.

Os resultados mostram que as crianças participaram ativamente na experiência da família, engajando o grupo em conversas e interações por meio de diferentes estratégias, como o direcionamento do percurso da visita, seleção de elementos expositivos, elaboração de perguntas, busca por resposta e manifestação de ideias e opiniões. Além disso, observou-se que os adultos e mediadores contribuíram com as experiências de aprendizagem, facilitando a compreensão de conteúdos científicos por meio de analogias, contextualização das informações e conexão com as experiências anteriores. De acordo com os autores, essas ações evidenciam que o protagonismo das crianças aliado ao esforço cognitivo das famílias e as conexões com as experiências anteriores proporcionaram experiências significativas com potencial de engajamento das crianças com a ciência na visita ao museu.

Leia o artigo aqui.

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados