Adaptação e resiliência dos museus de ciências brasileiros: uma enquete após o fim da emergência de saúde pública de importância internacional referente à Covid-19

Os impactos da pandemia de Covid-19 nos centros e museus de ciências brasileiros são tema de novo artigo publicado na Revista Tecnologia e Sociedade. Os autores buscaram identificar, em particular, as ações remotas e virtuais realizadas por esses espaços.

O levantamento de dados da pesquisa foi feito por meio de aplicação de questionário online a gestores e gestoras em 2023, um momento da pandemia caracterizado pelo fim do status de emergência internacional de Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo envolveu 71 centros e museus de ciências do Brasil.

Os resultados trazem evidências das dificuldades vivenciadas por essas instituições. De acordo com os autores, os participantes da pesquisa reconhecem o alcance atingido pelo uso dos recursos digitais, mas reforçam a dificuldade em manter determinadas ações ou propor novas atividades pela falta de apoio e recursos humanos e financeiros.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da USP

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados