Uma análise da percepção de crianças sobre o oceano por meio do desenho

A percepção de crianças sobre o oceano é tema de novo artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia.

Participaram deste estudo 20 crianças moradoras da cidade do Rio de Janeiro. As autoras elegeram dois instrumentos para a coleta de dados: o desenho e a entrevista. As crianças receberam o convite para fazer um desenho sobre “o que é o oceano para você”. Posteriormente, as pesquisadoras agendaram entrevistas online com as crianças, por meio da plataforma de conferência Teams. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2021 e entre março e abril de 2022.

Como resultado, verificou-se que as crianças perceberam o oceano como um local de fascínio, beleza e lazer. Os desenhos evidenciaram representações do oceano que incluíram fauna, flora e elementos abióticos, que estiveram, em sua maioria, associados à visão naturalista do ambiente. Foi observado também que, embora as crianças tenham optado por não representar problemas ambientais em seus desenhos, elas se mostram conscientes deles em suas falas durante a entrevista, o que evidencia a importância de associar desenhos e entrevistas neste estudo.

Leia o artigo aqui.

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados