Famílias em escape rooms educativos: Análise das conversas e interações no “Modo Escape: só a ciência pode te salvar”, do Espacio Ciencia, Uruguai

As conversas e interações ocorridas entre grupos familiares que participaram do “Modo Escape: só a ciência pode te salvar”, o escape room educativo localizado no centro interativo Espacio Ciencia (Montevidéu, Uruguai), são tema de artigo publicado no periódico JCOM AL – Journal of Science Communication América Latina.

A atividade envolve desafios e enigmas que precisam ser resolvidos em equipe para “escapar” de um cenário, promovendo a colaboração, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimentos.

Para a coleta de dados, seis famílias participaram da sala usando uma câmera GoPro acoplada na cabeça de um dos participantes. Posteriormente, as autoras do estudo analisaram as interações e conversas que ocorreram entre os membros das famílias.

Os resultados mostraram que os participantes passaram grande parte do tempo envolvidos em atividades interativas, principalmente manipulativas.

Foi observado também que conversas sobre temas relacionados à atividade facilitaram as diferentes instâncias de trabalho colaborativo entre os participantes e foram fundamentais para a conclusão das tarefas antes do tempo limite.

Em relação ao conteúdo conceitual abordado nas atividades, ficou evidente que os participantes são capazes de entender alguns conceitos científicos, além de brincar e se divertir.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Sala ambientada para Modo Escape: Solo la ciencia podrá salvarte / Espacio Ciencia.

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados