O discurso sobre mudanças climáticas nas redes sociais brasileiras é tema de novo artigo publicado no periódico JCOM – Journal of Science Communication.
Os autores realizaram uma análise longitudinal de 2014 a 2022 no Instagram, Facebook e Twitter, a fim de responder à seguinte questão de pesquisa: quais tipos de discurso, tipos de autoridade e eco-emoções prevalecem no discurso sobre mudanças climáticas nas principais plataformas de mídia social brasileiras e como eles influenciam a confiança do público na ciência? Esta questão orientou a análise em três eixos: Discurso, Autoridade Científica e Eco-Emoções.
Os resultados demonstram que não houve aumento significativo no negacionismo climático ou nos desafios à autoridade científica. No entanto, foi observado que, mesmo na ausência de conteúdo negacionista explícito, a confiança pública pode ser minada através de formas mais sutis de comunicação que enfatizam a incerteza ou o ceticismo.
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Imagem: Friedrich Haag, Klimawandel 003 2016 06 06, CC BY-SA 4.0