As conversas e interações de famílias em visita ao Museu da Natureza, no Piauí, Brasil, são tema de novo artigo publicado no periódico Ciência & Educação.
Os autores gravaram as visitas de sete grupos de famílias, totalizando 21 sujeitos. As visitas foram gravadas com o uso de uma câmera GoPro presa a um suporte elástico em forma de colete na altura do peito, para gravação de imagens e sons em uma perspectiva de primeira pessoa. Posteriormente, o material audiovisual foi analisado no software Dedoose.
Os resultados evidenciam que as famílias interagiram como aprendizes autônomos, criando significados, continuamente, a partir de sua experiência com a exposição. Além disso, as conversas sobre ciência e experiências anteriores favoreceram a construção, conexão e compreensão do processo de conhecimento científico. Os autores identificaram, ainda, que a leitura auxiliou no entendimento dos temas expositivos e as estratégias corporais, como gestos, foram complementares, enriquecendo as formas de comunicação do grupo para a construção de significados.
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Imagem: Parpan05