A construção de significado em visitas de famílias ao museu: um estudo no Museu da Natureza no Piauí, Brasil

As conversas e interações de famílias em visita ao Museu da Natureza, no Piauí, Brasil, são tema de novo artigo publicado no periódico Ciência & Educação.

Os autores gravaram as visitas de sete grupos de famílias, totalizando 21 sujeitos. As visitas foram gravadas com o uso de uma câmera GoPro presa a um suporte elástico em forma de colete na altura do peito, para gravação de imagens e sons em uma perspectiva de primeira pessoa. Posteriormente, o material audiovisual foi analisado no software Dedoose.

Os resultados evidenciam que as famílias interagiram como aprendizes autônomos, criando significados, continuamente, a partir de sua experiência com a exposição. Além disso, as conversas sobre ciência e experiências anteriores favoreceram a construção, conexão e compreensão do processo de conhecimento científico. Os autores identificaram, ainda, que a leitura auxiliou no entendimento dos temas expositivos e as estratégias corporais, como gestos, foram complementares, enriquecendo as formas de comunicação do grupo para a construção de significados.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Parpan05

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados