A construção de significado durante a visita de famílias à exposição itinerante de ciências “Túnel da Ciência Max Planck 3.0” é tema de novo artigo publicado no periódico IENCI – Investigações em Ensino de Ciências.
Os autores gravaram as visitas de quatro famílias à exposição e realizaram uma análise por meio de um protocolo de pesquisa focado nas interações e no conteúdo das conversas.
Os resultados trazem evidências de que a leitura, os questionamentos das crianças e o papel do mediador contribuíram para aprofundar as temáticas de ciência relacionadas aos módulos expositivos. De igual importância, as habilidades de negociar o trajeto, de acessar e operar os dispositivos interativos contribuíram para o interesse e para apropriação da exposição. Em síntese, os autores observam que houve um esforço das famílias para significar e compreender as interações estabelecidas no grupo e com a exposição e que, portanto, os visitantes vivenciaram experiências de aprendizagem de maneira colaborativa.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Túnel da Ciência Max Planck 3.0