A representação de cientistas no principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19 é tema de novo artigo publicado no periódico Health Communication.
As autoras aplicaram um protocolo de pesquisa e, por meio de técnicas estatísticas, analisaram quantitativamente as reportagens do telejornal durante o período determinado. Foram discutidas informações sobre gênero, idade e raça, o tempo de fala e de tela desses atores sociais, o formato em que os cientistas são inseridos nas reportagens e a presença/ausência de ícones da ciência.
Os resultados mostraram que cientistas foram entrevistados sobre “vacinação”, um tema de amplo interesse, dado que a vacina foi descrita desde o início da pandemia de COVID-19 como uma resposta para fazer face à crise de saúde pública. Os dados também revelaram que a imagem predominante do cientista transmitida ao público – um homem branco maduro – reforça estereótipos que persistem na mídia e na compreensão pública da ciência.
Leia o artigo aqui.
Imagem: U.S. Secretary of Defense