Conversas em família sobre dinossauros em uma exposição no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Portugal

Os tipos de conversas e interações presentes em visita familiar a uma exposição sobre dinossauros são tema de artigo publicado na Reveduc: Revista Eletrônica de Educação.

Participaram do estudo cinco grupos familiares, totalizando 17 pessoas, que estavam visitando o Museu Nacional de História Natural e Ciência (MUHNAC), em Lisboa (Portugal). As famílias tiveram suas visitas gravadas por meio de uma câmera subjetiva e o material audiovisual foi analisado na perspectiva da criança, visando entender como elas influenciam e dão sentido às experiências da família.

Os resultados mostraram que as interações e conversas ocorreram com a participação ativa das crianças na experiência das famílias, geralmente iniciando conversas, direcionando a atenção do grupo e fazendo perguntas. As crianças demonstraram ainda ter conhecimentos que os adultos não tinham ao reconhecer e nomear espécies e trazer informações adicionais sobre hábitos e comportamentos dos dinossauros. Dessa forma, os autores consideram que a exposição “Entre dinossauros” apoiou o envolvimento das famílias, criando oportunidades de conversas sobre ciência e conexões com experiências prévias que deram sentido à experiência em família.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Museu Nacional de História Natural e Ciência

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados