Os fatores que influenciam a percepção de brasileiros e brasileiras sobre mudanças climáticas são tema de artigo publicado na revista Mídia & Cotidiano.
Os autores realizaram uma análise estatística de dados da survey “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”, realizada no escopo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e que teve como objetivo um estudo mais amplo de investigação acerca da confiança de brasileiros e brasileiras na ciência, nos cientistas e nas instituições produtoras de conhecimento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais e domiciliares, com amostra representativa da população brasileira.
Os resultados mostraram que a maioria dos brasileiros acredita que as mudanças climáticas estão acontecendo (91%) e, entre esses, que elas são causadas principalmente pela ação humana (86%) e que elas podem prejudicar as próximas gerações (média 9,11 em uma escala de 0 a 10). Foi observado também que a negação das mudanças climáticas é influenciada por dimensões associadas a valores, como percepção de paridade de gênero e da interferência do Estado no mercado.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Andreas Weith