As emoções expressas em resposta às vacinas contra a COVID-19 no Kwai em conteúdos brasileiros são tema de artigo publicado no periódico Cultures of Science.
Por meio de script Python, os autores coletaram 355 vídeos publicados entre 2020 e 2022. As emoções foram, então, identificadas e classificadas com base nos descritores de emoções da Human-Machine Interaction Network on Emotion for Emotion Annotation and Representation Language. Foi realizada, ainda, uma análise dos níveis de valência emocional e excitação com base no Core Affect Model.
Os resultados mostraram que pouco mais da metade das emoções expressas em relação ao conjunto total de dados foram positivas. Essa atitude positiva foi enfatizada nos casos em que as vacinas foram consideradas o principal tema mobilizador de emoções. Os autores também observaram que as expressões de contentamento e confiança se destacaram, principalmente entre postagens com abordagem pessoal e conteúdo publicitário. Dentre as emoções negativas, destacaram-se a desaprovação e a dúvida, mobilizadas por temas em relação às vacinas e outros elementos contextuais, especialmente em vídeos com abordagem humorística, informativa ou de infoentretenimento.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Agência Brasília