Entre conflitos políticos e ciência nacional: vacinas contra a COVID-19 no principal telejornal brasileiro

A cobertura sobre vacinas entre 2020 e 2021 no principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, é tema de artigo publicado no periódico Journalism Practice.

Os autores identificaram 1.173 reportagens sobre vacinação no acervo digital deste telejornal, que foram analisadas com base em seis dimensões que sistematizam o seguinte: características gerais da notícia; abordagem da vacinação; enquadramento da notícia; tratamento geral do tema; atores; e localização geográfica do estudo e/ou campanha de imunização na agenda.

Os resultados evidenciaram uma atitude majoritariamente positiva em relação às vacinas, enfatizando as estratégias políticas e políticas públicas adotadas no desenvolvimento da vacina contra a COVID-19. Além disso, ciência nacional ganhou destaque na cobertura. Os autores observaram que as fontes de notícias mais comuns foram instituições e/ou representantes do poder executivo, e os cientistas foram as vozes mais presentes nas reportagens. Também foi observado que mais da metade das reportagens discutiu o tema utilizando recursos visuais, mas apenas alguns explicaram conceitos científicos relativos à vacina.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados