As vacinas contra a covid-19 em plataformas de vídeos curtos no Brasil: o caso do Kwai

A produção de vídeos sobre vacinas na plataforma Kwai no Brasil é tema de artigo publicado na RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde.

Os autores analisaram as temáticas, os posicionamentos, as formas expressivas, os atores legitimados e os recursos visuais e sonoros empregados na produção de 482 vídeos sobre vacinas, publicados de 2020 a 2022 na plataforma de vídeos curtos.

Os resultados mostram que os vídeos apresentaram, em sua maioria, posicionamento favorável ou neutro em relação às vacinas e que ressaltaram as experiências pessoais com a vacinação. Utilizaram sobretudo um tom humorístico no tratamento do assunto, com potencial desinformativo quanto aos efeitos colaterais das vacinas.

Os autores concluíram que, por um lado, o Kwai tem sido utilizado para expressão de experiências positivas com a vacinação, que podem estimular a adesão aos imunizantes, mas, por outro, tem sido também espaço para a circulação de percepções negativas e temores que podem suscitar dúvidas quanto à segurança das vacinas.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Spencerbdavis

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados