Está disponível o documento “A ciência em diferentes arenas: análise dos discursos midiáticos na imprensa profissional e nas mídias sociais”

Está disponível o documento “A ciência em diferentes arenas: análise dos discursos midiáticos na imprensa profissional e nas mídias sociais”. A pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico das produções discursivas acerca da ciência em plataformas digitais e na imprensa jornalística profissional para entender como representações da ciência são disseminadas nesses espaços. Especificamente, busca-se compreender quais são os principais atores, temáticas e fluxos de atenção sobre contextos e práticas científicas.

O estudo é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com a colaboração do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). A pesquisa foi coordenada por Marcelo Alves, Thaiane Oliveira e Luisa Massarani. A equipe conta, ainda, com os pesquisadores Giulia Sbaraini Fontes, Luiz Felipe Fernandes Neves, Amanda Paes e Eliana Pegorim.

A proposta dos pesquisadores foi realizar um diagnóstico da produção discursiva sobre ciência em dois ambientes distintos: a imprensa tradicional e as mídias sociais.

Os resultados demonstram como, apesar de apresentarem aspectos estruturais distintos, imprensa tradicional e redes sociais digitais possuem características que se aproximam no que diz respeito ao debate sobre ciência – o que ajuda a pensar como a produção científica é apreendida e ressignificada fora do ambiente acadêmico.

Confira aqui a publicação completa.

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados