Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: a representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia da Covid-19

A maneira pela qual os cientistas são representados em matérias sobre vacinação exibidas no Fantástico (TV Globo) e Domingo Espetacular (Record TV) é tema de novo artigo publicado na Revista Contracampo.

Os autores analisaram as matérias sobre vacinação exibidas nos dois programas entre março de 2020 e agosto de 2021. Foram identificadas e submetidas à análise de conteúdo 48 matérias em que cientistas foram entrevistados. A análise foi realizada considerando a diversidade de gênero e raça, e refletindo sobre injustiças epistêmicas.

Os resultados mostraram que os cientistas mais acionados como porta-vozes da ciência são homens e brancos, sem qualquer registro de cientistas pretos. Os autores consideram que os achados apontam, portanto, para a reafirmação de estereótipos no campo científico, historicamente associado à imagem da branquitude como fonte de saber.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Stanislav Liubauskas

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados