As interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro, são tema de novo artigo publicado na revista ACTIO: Docência em Ciências.
As autoras analisaram as experiências de onze famílias que tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustada ao tórax de um participante de cada grupo. O material audiovisual foi analisado no software Dedoose para identificação dos tipos de interações com a exposição, entre si e dos conteúdos conversacionais.
Os resultados trazem evidências que as conversas que ocorreram no Museu Histórico Nacional foram importantes para as famílias construírem entendimentos de cultura, história e ciência. Neste contexto, os objetos foram fundamentais para apoiar a aprendizagem, porque são evidências de um determinado tempo e cultura que, para serem compreendidos, precisam de uma definição, explicação e contextualização aceitáveis. Além disso, a interação contemplativa proporcionada pelo museu enriqueceu as interpretações e os significados que as famílias construíram.
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Imagem: Jonas de Carvalho