A distribuição geográfica dos programas de ensino em divulgação científica ao redor do mundo é tema de novo artigo publicado no periódico JCOM – Journal of Science Communication.
Os autores realizaram um mapa da distribuição geográfica de 122 programas de ensino de divulgação científica em 31 países ao redor do mundo. Este estudo de mapeamento resultou de uma colaboração entre membros do Fórum de Ensino PCST e a equipe de pesquisa do GlobalSCAPE, um projeto de pesquisa financiado pela Comissão Europeia para explorar o estado da divulgação científica no mundo.
Os resultados destacam a concentração destes programas nos Estados Unidos e na Europa, e a predominância do inglês como língua de ensino. Os autores ponderam as causas e implicações das disparidades nas oportunidades de estudo da divulgação científica em outras regiões e línguas do mundo. A escassez de vias educativas de divulgação científica nos países em desenvolvimento pode limitar a profissionalização da área, bem como a pesquisa e a prática baseada em evidências que são localmente necessárias e relevantes.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Jeronimovoskingh