Esfera pública digital e atores sociais que pautaram as discussões sobre vacinas no Instagram e Facebook no Brasil durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)

As vozes que pautaram o debate sobre vacinas na esfera pública digital brasileira nos primeiros dois anos da pandemia da COVID-19 são tema de novo artigo publicado na revista Observatorio (OBS*).

Os autores coletaram um total de 3.878.408 postagens válidas relacionadas à temática das vacinas feitas em português por perfis abertos no Instagram e páginas públicas no Facebook, entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Após a coleta, os 500 atores sociais de cada rede que obtiveram mais comentários em seus posts foram distribuídos em macrocategorias.

Os resultados apontam para um debate pautado predominantemente por vozes leigas, em que se destacaram agentes vinculados à atividade jornalística, à política e à administração pública. Celebridades e veículos de entretenimento também se destacaram, contribuindo para amplificar o debate sobre os imunizantes. Os autores chamam atenção para o fato de que as instituições de pesquisa e divulgadores científicos tiveram pouca presença como mediadores do debate sobre o tema no recorte do estudo.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Lobo Studio Hamburg

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados