Visitas de famílias a uma exposição de biodiversidade: uma análise das respostas emocionais durante visitas gratuitas e visitas guiadas por mediadores

O papel da emoção no contexto de experiências informais de famílias em museus de ciências é tema de novo artigo publicado no jornal Cultures of Science.

Os autores analisaram as visitas de 10 grupos de famílias (26 indivíduos) que visitaram uma exposição sobre biodiversidade em um museu de ciências do Rio de Janeiro. Cinco famílias fizeram visitas gratuitas e as outras cinco tiveram suas visitas guiadas por mediadores.

Os resultados apontam que, em geral, as emoções positivas, como empolgação e surpresa, estiveram entre as mais expressas. Emoções negativas, como discordância e dúvida, também se destacaram neste estudo, mas não foram associadas exclusivamente aos aspectos negativos da experiência, mas sim vinculadas a momentos desafiadores que facilitaram a construção de significado pelas famílias. Os dados sugerem que as visitas guiadas por mediadores ocasionaram demonstrações emocionais mais frequentes do que as visitas gratuitas, indicando a importância dos mediadores nas interações e respostas emocionais das famílias.

Leia o artigo aqui.

Imagem: Museu da Vida/COC/Fiocruz

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados