Os projetos contemplados nas chamadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de 2013 e de 2018, são tema de novo artigo publicado na revista Cadernos de Pesquisa.
Gabriela Reznik e Luisa Massarani realizaram um levantamento dos projetos em questão, analisando algumas de suas características gerais. Além disso, buscaram compreender, por entrevistas a cinco coordenadoras, suas percepções sobre a importância dos projetos.
As autoras identificaram a capilaridade no país e o aumento da liderança feminina nos projetos contemplados em 2018. Apontaram a dimensão social, formativa e pessoal na narrativa das coordenadoras sobre a importância dos projetos na atuação em áreas de vulnerabilidade social, na formação de futuros docentes e na relação universidade-escola, e a incorporação de uma perspectiva feminista interseccional nas políticas de equidade de gênero na educação em ciências.
Leia o artigo aqui.
Imagem: Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida