Emoção na aprendizagem informal como ação mediada: lentes culturais, interpessoais e pessoais

O lugar da emoção e do afeto como elementos de aprendizagem em contextos informais é tema de novo artigo publicado no International Journal of Studies in Education and Science (IJSES).

Os autores analisaram as expressões emocionais de 10 grupos familiares em visita à exposição interativa “Oceanos” no Museu da Vida, localizado na Fiocruz, Rio de Janeiro.

Entre os resultados, foi observado que as expressões mais comumente expressas foram surpresa, excitação, diversão e curiosidade; as categorias de expressão emocional mais frequentes entre as famílias em interação foram aquelas associadas a estar ativamente engajado em interações emocionais positivas. Os autores apresentam exemplos e discutem como e por que uma abordagem de ação mediada para a emoção como um fenômeno social, distribuído, interacional e discursivo pode ser útil tanto para o avanço do estudo da emoção como um aspecto da aprendizagem informal, quanto para o design de exposições.

Leia o artigo aqui.   

Imagem: Fundação Schmidt                                                               
 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados