Conversas de famílias em visita ao Aquário Jacques Huber (Belém)

O engajamento de famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, do Museu Goeldi, em Belém, é tema de novo artigo publicado na revista Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas.

Os autores analisaram o conteúdo conversacional de 13 famílias. Para a coleta de dados, utilizou-se uma câmera subjetiva que fez os registros audiovisuais, posteriormente analisados por meio da codificação das conversas entre os membros das famílias.

Os resultados trazem evidências de que a exposição suscitou o interesse das famílias, que compartilharam informações sobre os animais ao longo da visitação. Em geral, os genitores direcionaram a atenção das crianças para os animais e fizeram perguntas que aguçaram sua curiosidade. As crianças participaram ativamente das conversas com os pais e mediadores, buscando respostas para as questões levantadas, lendo painéis e compartilhando seus conhecimentos. O engajamento das famílias se deu nos níveis cognitivo, comportamental e emocional, facilitado pelo encontro dos contextos dos visitantes e do aquário, que suscitou conversas significativas e a coconstrução de significado.

Leia o artigo aqui.

 

 
                                                                    Imagem: Wikimedia Commons
 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.

INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia | inct.cpct@gmail.com | inctcomunicacaopublicadact@gmail.com

Todos os direitos reservados