O engajamento de famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, do Museu Goeldi, em Belém, é tema de novo artigo publicado na revista Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas.
Os autores analisaram o conteúdo conversacional de 13 famílias. Para a coleta de dados, utilizou-se uma câmera subjetiva que fez os registros audiovisuais, posteriormente analisados por meio da codificação das conversas entre os membros das famílias.
Os resultados trazem evidências de que a exposição suscitou o interesse das famílias, que compartilharam informações sobre os animais ao longo da visitação. Em geral, os genitores direcionaram a atenção das crianças para os animais e fizeram perguntas que aguçaram sua curiosidade. As crianças participaram ativamente das conversas com os pais e mediadores, buscando respostas para as questões levantadas, lendo painéis e compartilhando seus conhecimentos. O engajamento das famílias se deu nos níveis cognitivo, comportamental e emocional, facilitado pelo encontro dos contextos dos visitantes e do aquário, que suscitou conversas significativas e a coconstrução de significado.
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