Os principais posicionamentos e temáticas que emergem no debate público no Facebook a respeito da vacina contra a Covid-19 são tema de novo artigo publicado na Revista Lumina.
Os autores realizaram uma análise do conteúdo e análise temática de 671 publicações compartilhadas no Facebook nos dias 16 e 17 de janeiro de 2021 – datas históricas que marcaram a aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o início da campanha de vacinação no país.
Os resultados apontaram a predominância de um posicionamento positivo a respeito das vacinas nas datas mencionadas e o uso do Facebook para o compartilhamento de informações sobre os imunizantes. Foi possível identificar também uma politização da discussão sobre o início da vacinação contra a Covid-19, especialmente em perfis com até mil seguidores, enquanto há um predomínio de mensagens sobre regulação em perfis maiores, que ultrapassam esse número. Os resultados reforçam a importância que os microinfluenciadores possuem no debate público contemporâneo, refletem o contexto de politização da pandemia e das vacinas no Brasil e reiteram o papel desempenhado pelo Facebook na circulação de informações sobre questões de saúde pública.
Leia o artigo aqui.
Imagem: iStock