A usabilidade no contexto da experiência de visita de famílias à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), cuja sede presencial se situa na cidade de São Paulo, é tema de novo artigo publicado na Revista Museologia e Patrimônio.
A coleta de dados consistiu na gravação das visitas virtuais realizadas por 10 grupos familiares e na realização de entrevistas semiestruturadas online com os referidos grupos. As gravações foram codificadas e analisadas. As entrevistas foram transcritas e categorizadas.
Os resultados indicam um alto índice de satisfação com a experiência de visitação virtual ao MZUSP por parte das famílias participantes, com destaque para o fato de se tratar de uma experiência de simulação e imersão. Por outro lado, observou-se que o papel ativo por parte do visitante, inerente a esse tipo de vivência, traz desafios para o tema da usabilidade, no que concerne à criação de interfaces intuitivas para públicos variados.
As autoras também observaram que ainda que em geral as dificuldades em torno da usabilidade tenham sido pontuais, o que indica a capacidade de superá-las de forma autônoma e intuitiva, elas estiveram presentes em 9 dos 10 grupos estudados, e sua superação pode ser menos ou mais desafiadora, dependendo dos equipamentos tecnológicos disponíveis e do grau de familiaridade tanto com a prática de visitar museus como com as tecnologias digitais.
Leia o artigo aqui.