Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural
A presença e as características dos animais não-humanos vivos encontrados no catálogo da Netflix Brasil são tema de novo artigo publicado na ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Tendo como base os conceitos de Representação Social e Zoologia Cultural, as autoras realizaram uma análise com cinco eixos, incluindo as classes taxonômicas, características físicas e
Noticiando pré-prints sobre a COVID-19: a ciência rápida em jornais dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil
A cobertura midiática sobre pré-prints, artigos não revisados por pares, é o tema de novo artigo publicado no periódico Ciência & Saúde Coletiva. Os autores analisaram matérias de jornais oriundos dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, países marcados por discursos conflitantes relacionados à pandemia, motivados pelo negacionismo de seus governantes. Os resultados mostram que
O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O papel das emoções na experiência vivida por adolescentes em visita ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) é o tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Com apoio do software Dedoose, os autores analisaram dados audiovisuais referentes às impressões e às reações emocionais de cinco grupos de
A figura do mediador na relação entre museu e público: estudo de caso do Museu Interativo de Economia (MIDE) do México
Os mediadores do Museu Interativo de Economia (MIDE), no México, são tema de artigo publicado na Revista Arte, Indivíduo e Sociedade. Por meio de uma enquete aplicada aos mediadores do museu, os autores observaram que 71% deles participaram da formação oferecida pelo centro. Outros resultados mostram que os mediadores consideram a si mesmos como uma
Espaços científico-culturais e lazer durante a pandemia: análise de nove lives do São Paulo para crianças
Lives de espaços científico-culturais transmitidas pelas redes sociais do portal São Paulo para crianças durante o isolamento social são tema de artigo publicado na Revista CPC da USP. Os autores analisaram o conteúdo das nove lives para crianças transmitidas entre março e junho de 2020. O objetivo foi compreender como museus, zoológicos e aquários paulistas
Experiências de aprendizagem em visita familiar à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional
As experiências de aprendizado de famílias em visita à exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo” do Museu Nacional é o tema de artigo publicado na revista Ensaio – Pesquisa Em Educação Em Ciências. Por meio da análise de interações e conversas, os autores buscaram compreender como uma exposição com um design de ambiente narrativo pode
Visita em família ao Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brasil) a partir da perspectiva de crianças
O papel das crianças na condução da experiência de visitação de famílias ao zoológico Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é o tema de artigo publicado na revista Leisure Studies. Os resultados mostraram que as interações e conversas ocorreram com a participação ativa das crianças nas experiências das famílias. Elas engajaram os grupos por
Um estudo sobre as interações e conversas de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo
As interações de famílias durante visitas ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo, é o tema de novo artigo publicado no Journal of Biological Education. Os autores investigaram como as conversas entre os familiares mediaram suas experiências de aprendizagem nesse museu. Observaram também quais as interações e dinâmicas sociais em que os
Quando a credibilidade importa? A avaliação de fontes de informação quando adolescentes navegam na internet
Foi publicado um artigo no Journal of Librarianship and Information Science em que se investiga quando e como adolescentes brasileiros avaliam a credibilidade de fontes de informação. Os autores observaram que os participantes usaram critérios diferentes para atribuir credibilidade a fontes, sendo expertise e reputação dois dos mais relevantes. Especialistas, professores e a grande mídia
O que as famílias conversam sobre evolução em uma visita a uma exposição sobre Darwin?
Foi publicado no Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education (IJESE), um artigo em que se investiga a experiência de famílias em visitas à exposição sobre Charles Darwin no Museu Trompo Mágico, em Guadalajara, México. Em particular, analisou-se o que as famílias conversaram sobre evolução durante a visita. As autoras observaram que a exposição aproximou