Impacto limitado de intervenções relacionadas a crenças climáticas
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Nicolas de Oliveira Cardoso, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta artigo em que avalia a eficácia e o risco de vieses das intervenções experimentais destinadas a fortalecer as crenças relacionadas às mudanças climáticas. Confia aqui o
Como jornalistas navegam periódicos predatórios
Está no ar o novo vídeo da série “The Science of Science Communications”. Alice Fleerackers, professora assistente no Departamento de Estudos de Mídia da University of Amsterdam (Holanda), apresenta artigo em que se investiga como os jornalistas navegam periódicos predatórios, que são periódicos que priorizam o lucro em detrimento das melhores práticas editoriais e de
Desinformação climática no YouTube Brasil: entre a racionalidade científica e o apelo religioso
As dinâmicas de produção e circulação de desinformação climática em vídeos do YouTube no Brasil são tema de novo artigo publicado na revista ÁMBITOS – Revista Internacional de Comunicación. Os autores analisaram vídeos publicados durante o ano de 2023. Para isso, consideraram tanto as particularidades do Youtube quanto as especificidades do contexto brasileiro. Os procedimentos
Transformers: inferência textual para classificação da cobertura de notícias sobre vacinas
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), apresenta artigo em que busca criar uma forma automatizada de classificar manchetes de notícias sobre vacinas, utilizando os chamados Transformers, um tipo de rede neural
A instrumentalização da ciência em grupos antivacina no WhatsApp no Brasil
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Marcelo Alves dos Santos Júnior, professor do Departamento de Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO, apresenta artigo em que se investiga como a pesquisa científica é usada por grupos contrários às vacinas contra a COVID-19 no
Patrimônio, cultura popular e identidade: a experiência de visitantes adultos no Museu do Sertão de Petrolina
As conversas e interações de visitantes no contexto de um museu regional, o Museu do Sertão, localizado na cidade de Petrolina (Pernambuco – Brasil) são tema de novo artigo publicado na revista Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS). As autoras investigaram as conversas e interações de cinco grupos de visitantes adultos. As informações
Crenças na desinformação sobre Covid-19 e dengue em uma amostra do estado do Rio de Janeiro
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Nicolas de Oliveira Cardoso, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) , apresenta artigo em que são analisadas as crenças na desinformação sobre Covid-19 e dengue em uma amostra do estado do Rio de Janeiro. Confia aqui o
Emoções e Ciência: uma análise das conversas e interações de famílias durante visitas espontâneas ao Museu da Natureza (Piauí, Brasil)
As conversas e interações verbais e não verbais de famílias durante visita ao Museu da Natureza (Piauí, Brasil) são tema de novo artigo publicado na revista Anais do Museu Paulista. As autoras analisaram as conversas e interações de sete grupos familiares. Os dados foram coletados com auxílio de câmera subjetiva utilizada por um membro da
Emoções e mudanças climáticas no Instagram: um estudo em contexto brasileiro
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Geilson Fernandes de Oliveira, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), apresenta artigo em que são analisadas as emoções expressas sobre o tema das mudanças climáticas nos
Emoções e mudanças climáticas no Instagram: um estudo em contexto brasileiro
As emoções expressas nos conteúdos brasileiros sobre mudanças climáticas no Instagram são tema de novo artigo publicado no periódico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. A análise contou inicialmente com uma amostra aleatória de 1.067 postagens sobre mudanças climáticas entre 2021 e 2022, coletadas por meio do Crowdtangle. A identificação das emoções foi baseada nos descritores









