Análise dos vídeos sobre vacinas no YouTube no Brasil
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Luiz Felipe Fernandes Neves, pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), apresenta artigo em que analisa vídeos sobre vacinas postados no YouTube no Brasil durante os dois primeiros anos da pandemia de COVID-19, usando Processamento de
Famílias em escape rooms educativos: um estudo no Espacio Ciencia (Uruguai)
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Martha Cambre, chefe do Espacio Ciencia, e Fiorella Silveira, coordenadora educacional do mesmo espaço, apresentam artigo em que analisam as interações e conversas em visitas de famílias à sala de fuga “Modo Escape: só a ciência pode te salvar” do Espacio
Mediadores e visitas guiadas de escolas a aquários e zoológicos
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Natália Cândido Vendrasco, professora assistente na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Chile, apresenta artigo em que explora como aspectos pessoais, socioculturais e físicos influenciam a mediação responsiva durante visitas escolares guiadas em zoológicos e aquários brasileiros, usando o
Narrativas do patrimônio histórico e cultural e o seu impacto nas memórias de visitantes: o caso do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro
As lembranças espontâneas de adultos que visitaram o Museu Histórico Nacional, localizado Rio de Janeiro, são tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo. As autoras analisaram as lembranças espontâneas de cinco adultos que visitaram o museu oito meses após a visita com suas famílias. Foi utilizada uma abordagem de análise estrutural
Pioneiros do jornalismo científico na América Latina
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Danilo Magalhães, pesquisador do INCT-CPCT, apresenta artigo em que busca traçar uma biografia coletiva dos atores sociais latino-americanos que estiveram ligados à Asociación Iberoamericana de Periodismo Científico (AIPC), uma das primeiras associações internacionais de jornalistas científicos, fundada em 1969. Confira aqui o vídeo.
Centros e museus de C&T brasileiros em ambientes virtuais: mapeamento e caracterização
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Antonio Carlos Santos Júnior, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Marcelo Valério, professor do mesmo Programa de Pós-Graduação, apresentam artigo em que é realizado um mapeamento e caracterização
Pioneiros do jornalismo científico na América Latina
Os atores sociais latino-americanos que estiveram ligados à Asociación Iberoamericana de Periodismo Científico (AIPC) são tema de novo artigo publicado na revista Sobre jornalismo. A Asociación Iberoamericana de Periodismo Científico (AIPC) foi uma das primeiras associações internacionais de jornalistas científicos, fundada em 1969, que desempenhou um papel crucial na profissionalização do campo na América Latina,
A mídia e a primeira missão de ocupação militar permanente e pesquisa científica da Ilha da Trindade
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Mauricio Salles, mestre em Divulgação Científica (COC/Fiocruz) e doutor em Estudos Marítimos (PPGEM-Escola de Guerra Naval/Marinha do Brasil), apresenta sua tese de doutorado, em que analisa, dentre outros aspectos, a repercussão midiática da primeira missão brasileira de ocupação militar permanente e
Uma análise da percepção de crianças sobre o oceano por meio do desenho
A percepção de crianças sobre o oceano é tema de novo artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Participaram deste estudo 20 crianças moradoras da cidade do Rio de Janeiro. As autoras elegeram dois instrumentos para a coleta de dados: o desenho e a entrevista. As crianças receberam o convite para
Revisão da produção acadêmica aberta sobre comunicação e pandemia na Argentina e no México
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Bárbara Burton, pesquisadora no Centro de Estudos em Ciência, Tecnologia, Cultura e Desenvolvimento da Universidad Nacional de Río Negro (Argentina), apresenta artigo em que é realizado um levantamento bibliográfico da produção acadêmica de acesso aberto sobre comunicação e a pandemia de