Emoção na aprendizagem informal como ação mediada: lentes culturais, interpessoais e pessoais
O lugar da emoção e do afeto como elementos de aprendizagem em contextos informais é tema de novo artigo publicado no International Journal of Studies in Education and Science (IJSES). Os autores analisaram as expressões emocionais de 10 grupos familiares em visita à exposição interativa “Oceanos” no Museu da Vida, localizado na Fiocruz, Rio de
A atuação de José Reis (1907-2002) no Brasil: ciência e divulgação científica nos trilhos do desenvolvimento nacional
No ano em que se completam 20 anos de sua morte, a trajetória de José Reis (1907-2002), cientista ícone da divulgação científica brasileira, é tema de novo artigo publicado na Revista Ciência & Cultura. Os autores apresentam o cientista e divulgador a um conjunto mais amplo de leitores, demonstrando sua atuação como personagem central no
A vacina em dois jornais brasileiros antes e durante a covid-19
Matérias sobre vacina publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em 2019 e 2020 – antes e durante a pandemia da covid-19 – são tema de novo artigo publicado na Revista MATRIZes. Com o objetivo de compreender as mudanças na abordagem desse tema por esses dois jornais, os autores
Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina
JCOM América Latina convida a todos e todas a submeterem artigos para o especial “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”.
Posicionar a divulgação científica em prol da equidade de gênero
Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida
A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica
Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida
Conversas de famílias em visita ao Aquário Jacques Huber (Belém)
Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida
Iniciam os trabalhos para o novo Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe
Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida
Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM
Projeto Meninas nas Ciências Exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida
A teoria da evolução em comentários no YouTube
A percepção da teoria da evolução por meio da seleção natural em comentários de vídeos no YouTube é tema de novo artigo publicado na revista Interfaces Científicas – Humanas e Sociais. O corpus do estudo consistiu em 24 vídeos, sendo selecionados aqueles com maior número de visualizações, a partir de uma busca pelas palavras-chave “teoria