Pesquisa em divulgação da ciência: um estudo dos artigos científicos na América Latina
A produção acadêmica em divulgação científica na América Latina é tema de novo artigo publicado na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Os autores analisaram 1633 artigos publicados em 544 periódicos entre 1985 e 2020, escritos por 2900 autores. Esses artigos foram identificados em bases de dados científicas utilizando descritores relacionados à área de
A vacina no Facebook: temáticas, posicionamentos e atores no início da imunização contra a Covid-19 no Brasil
Os principais posicionamentos e temáticas que emergem no debate público no Facebook a respeito da vacina contra a Covid-19 são tema de novo artigo publicado na Revista Lumina. Os autores realizaram uma análise do conteúdo e análise temática de 671 publicações compartilhadas no Facebook nos dias 16 e 17 de janeiro de 2021 – datas
Desinformação sobre a Covid-19 na Ibero-América: uma análise dos verificadores
A desinformação sobre a Covid-19 em três países ibero-americanos (Brasil, Espanha e Portugal) é tema de novo artigo publicado na revista Transatlantic Studies Network. Os autores analisaram as semelhanças e diferenças entre a desinformação que circula nos três países, com base nas postagens de suas organizações pioneiras de checagem de fatos: Agência Lupa (Brasil), Newtral
Pesquisa em desinformação e divulgação científica: uma revisão da literatura latino-americana
Os estudos realizados na América Latina sobre desinformação e divulgação científica são tema de novo artigo publicado no Journal of Science Communication – JCOM América Latina. Os autores analisaram 142 artigos revisados por pares, identificados nas bases Scopus, Web of Science, Dimensions e Scielo. Os resultados mostram que o Brasil é o principal palco dessas
Experiências informais de aprendizagem de ciências para equidade de gênero, inclusão e pertencimento em STEM através de uma lente interseccional feminista
As percepções, motivações e experiências de jovens mulheres em projetos educacionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) que têm como objetivo o incentivo à equidade de gênero são tema de novo artigo publicado no periódico Cultural Studies of Science Education. As autoras realizaram uma análise de conteúdo de 73 questionários, 20 entrevistas e quatro
Representações da ciência e do cientista: uma análise da exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo: Novas Descoberta no Continente Antártico”, do Museu Nacional/UFRJ
A maneira pela qual a ciência e os cientistas são representados na exposição “Quando Nem Tudo Era Gelo: Novas Descobertas no Continente Antártico”, do Museu Nacional, é tema de novo artigo publicado na Revista CPC. Para analisar o discurso expositivo, as autoras utilizaram as metodologias de avaliação técnica e análise de conteúdo qualitativa. Os resultados
O cientista-administrador: a atuação de José Reis na administração pública durante a década de 1940 segundo a imprensa
José Reis é conhecido como ícone da divulgação científica no Brasil. Menos conhecida é sua atuação na administração pública. A maneira pela qual os jornais brasileiros registraram e representaram a atuação de José Reis na administração pública durante a década de 1940 é tema de novo artigo publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico
Ciência e tecnologia: percepções de jovens da cidade do Rio de Janeiro
As percepções de jovens da cidade do Rio de Janeiro sobre a ciência e tecnologia é tema de novo artigo publicado na Revista Lusófona de Estudos Culturais. Com o objetivo de explorar, aprofundar e contextualizar percepções de jovens que nasceram e cresceram juntos com a internet acerca da ciência e tecnologia, os autores realizaram entrevistas
Disponível o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023
Está disponível o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023. A nova versão apresenta 448 museus e centros de ciências da região e é uma atualização da última publicação, de 2015. O arquivo já está disponível para download no site do Museu da Vida Fiocruz. Nesta publicação, os
Adolescentes no Espacio Ciencia (Uruguai): um estudo sobre as experiências de aprendizagem
As experiências de aprendizagem de adolescentes em visita com amigos a um museu de ciências interativo, Espacio Ciencia, no Uruguai, é tema de novo artigo publicado na revista Interfaces Científicas – Educação. As autoras analisaram os registros audiovisuais das visitas de 16 adolescentes, distribuídos em cinco grupos de amigos. As visitas foram gravadas