Vacinas: recomendações para um melhor engajamento público
Está disponível o documento “Vacinas na esfera pública: recomendações para um melhor engajamento público”. O documento apresenta recomendações feitas pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), a partir dos resultados de estudos realizados no Instituto, com apoio da chamada PROEP-COC-CNPq 2021 e do Programa de Pesquisa para o SUS
Pesquisador do INCT-CPCT: segundo lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação
Luiz Felipe Fernandes Neves, jornalista da Universidade Federal de Goiás e pesquisador do INCT Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT) foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Categoria Profissional de Comunicação. O anúncio foi feito ontem (13), durante solenidade realizada no Sesi Lab, em Brasília
Mapeando a desinformação sobre o meio ambiente na América Latina e no Caribe: uma análise bibliométrica
Os estudos realizados na América Latina e Caribe sobre desinformação ambiental são tema de novo artigo publicado na revista JCOM – América Latina. As autoras realizaram uma análise bibliométrica desses estudos. O corpus consistiu em 51 artigos, identificados nas bases Scopus, Web of Science, Dimensions e Scielo. Os resultados mostraram um crescimento contínuo na produção
Evento na COC/Fiocruz debate “Vacinas na esfera pública”
Com debatedores como a jornalista Ana Lúcia Azevedo (O Globo), o professor Túlio Batista Franco (UFF) e a secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento “Vacinas na esfera pública”, no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreria do Centro de Documentação e
Ciência, cinema e ficção científica: discussões sobre a série Orphan Black
A percepção do público sobre a ciência na série audiovisual canadense Orphan Black (2013-2017) é tema de novo artigo publicado na Revista Interfaces Científicas – Humanas e Sociais. Por meio de análise de conteúdo com abordagem qualitativa, as autoras investigaram os comentários feitos por pessoas que assistiram à séries disponíveis no site IMDb, que possui
Emoções em visitas familiares ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi
A maneira pela qual famílias se engajam emocionalmente em experiência de visita ao Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, em Belém (PA), é tema de novo artigo publicado na Revista @mbienteeducação. As autoras investigaram as experiências de visita de 12 grupos familiares. As visitas foram gravadas e as interações e os conteúdos conversacionais codificados com descritores de
Entre a confiança e a desconfiança: comportamentos de avaliação de fontes de adolescentes brasileiros e franceses em busca de informações científicas na Web
A maneira pela qual adolescentes brasileiros e franceses avaliam fontes em busca de informações científicas na Web é tema de novo artigo publicado no periódico Journal of Information Science. Os autores conduziram o estudo com 41 adolescentes do Brasil e da França. Eles solicitaram que os jovens realizassem pesquisas na Web por informações relacionadas à
Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias
As interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro, são tema de novo artigo publicado na revista ACTIO: Docência em Ciências. As autoras analisaram as experiências de onze famílias que tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustada
Ensino em divulgação científica ao redor do mundo
A distribuição geográfica dos programas de ensino em divulgação científica ao redor do mundo é tema de novo artigo publicado no periódico JCOM – Journal of Science Communication. Os autores realizaram um mapa da distribuição geográfica de 122 programas de ensino de divulgação científica em 31 países ao redor do mundo. Este estudo de mapeamento
Visitas de famílias à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar” do Museu de Zoologia
Está no ar o novo vídeo da série “A Ciência da Divulgação Científica”. Nele, Juliana Magalhães, pesquisadora do INCT-CPCT, apresenta artigo em que se busca compreender a experiência de visitação de dez grupos familiares à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Confira aqui o vídeo. Para